Notícias

Triumph Scrambler 1200 EX recebeu poucas alterações para competir na prova mexicana (Foto: Divulgação)

Novidades

Nova Triumph Scrambler 1200 promete ser aventureira com design clássico

Modelo tem motor de 90 cv, suspensões de longo curso e ciclística de bigtrail para encarar viagens por qualquer caminho


Cicero Lima

Infomoto

25/04/2019 21h38

Mais recente lançamento da linha de clássicas modernas da Triumph, a nova Scrambler 1200 quer ser mais do que uma moto com visual “descolado”. O modelo foi projetado para ser uma aventureira com ciclística e equipamentos para encarar árduas e longas viagens. Além da robustez, a nova Scrambler conta com a força de um motor de dois cilindros e 1.200 cc que produz 90 cv de potência e muita eletrônica embarcada.

Para provar que a nova Scrambler 1200 é capaz de superar os desafios, a Triumph participará da prova de Baja “Norra Mexican 1000” com o piloto Ernie Vigil. Em quase 1.700 km pelo deserto ele estará comandando a Scrambler 1200 na versão XE mais focada para o off-road. Segundo a marca inglesa, a moto terá “poucas alterações” para encarar o desafio. Há também a versão XC que é mais “racional” e tem vocação mais on do que off-road. 

A motorização de ambos os modelos é a mesma: um propulsor de dois cilindros paralelos de 1.200 cc. Com arrefecimento líquido, o motor atinge a potência máxima de 90 cv a 7.400 giros e seu torque máximo, de 11,21 kgf.m, está disponível em apenas 3.950 giros. Tal característica é garantia de força em baixos giros para superar obstáculos nos trechos de terra. Para não faltar motor no “estradão de areia”, basta o piloto usar bem o câmbio de seis marchas. 

Ciclística robusta

Nas motos aventureiras um dos itens fundamentais, e mais exigidos, é o conjunto ciclístico que, na Scrambler 1200, está ancorado no quadro berço duplo de estrutura tubular em aço. A receita usada pela marca inglesa é bem interessante a começar pela roda dianteira de 21 polegadas (traseira de 17) que usam raios com fixação externa e são calçadas com pneus sem câmara. Para encarar os trechos mais “cascudos” a marca optou pelos pneus Metzeler Tourance, nas medidas 90/90, na dianteira, e 150/70, na traseira.

O conjunto de suspensão, fundamental para superar obstáculos, é um verdadeiro desfile de grifes. Na dianteira, está presente um garfo invertido Showa com regulagem total e 250 mm de curso. Na traseira, a dupla de amortecedores com reservatório a gás da marca Öhlins também oferece regulagem e 250 mm de curso na roda. Por falar em curso na traseira, a balança da versão XE em alumínio é mais longa (579 mm) para ajudar a manter a roda grudada no chão e oferecer mais tração. 

O conjunto ciclístico é completado por dois discos de freio na dianteira (com 320 mm cada) que são “mordidos” por quatro pistões. Na traseira, o disco de 255 mm usa pinça de dois pistões. O sistema de freios ABS está presente e pode ter seu nível de atuação ajustado.

Estilosa

Sempre pronta para encarar um desafio a Triumph Scrambler 1200 XE é uma moto imponente. O banco reto, no estilo clássico, está a 87 cm do solo e a moto pesa 207 kg a seco. O tanque de combustível tem capacidade para 16 litros. Segundo o fabricante, o consumo médio é de 20 km/litro, o que projeta autonomia de 320 quilômetros. 

Repleta de eletrônica, a nova Triumph Scrambler 1200 traz painel de instrumentos TFT, cinco modos de pilotagem, acelerador eletrônico, controle de tração, tomada UBS e até um controle para câmera GoPro, entre outros gadgets que costumam fazer a cabeça dos motociclistas “descolados”, o público-alvo das novas clássicas.

As duas versões da Scrambler 1200, XC e XE, deverão chegar ao Brasil no segundo semestre. Pioneira, a nova clássica não tem concorrentes diretas. Assim como todos os desbravadores seu sucesso dependerá do preço e da aceitação do piloto aventureiro. A aposta da marca inglesa é que ele deixe de comprar uma big trail pura e opte pela novidade, que lembra mais uma moto feita sob encomenda do que um modelo de série.

Notícias relacionadas

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

A História Fascinante da Primeira Motocicleta: Uma Invenção que Revolucionou a Mobilidade

BMW inicia produção da R 1300 GS em Manaus e expande operações no Brasil

GP da Argentina em 2024 não será realizado

50 Anos, veja a Evolução da Honda Gold Wing: Conforto, Desempenho e Inovação ao Longo dos Anos

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados