Notícias

Novas Triumph Tiger 800 e 1200 (à dir.) desembarcam no Brasil Divulgação (Foto: Divulgação)

Novidade

Novas Triumph Tiger 800 e 1200 chegam ao Brasil; veja preços e versões

Bigtrails inglesas receberam atualizações que vão desde motor mais potente, passando por alterações na ergonomia e mais tecnologia embarcada


Arthur Caldeira / Agência Infomoto

Agência Infomoto

18/05/2018 11h54

A nova geração das Triumph Tiger – 800 e 1200 cc – acaba de desembarcar no Brasil com diversas novidades. Ambas já estão disponíveis nas concessionárias da marca com preços iniciais de R$ 43.190 para a Tiger 800 XR e de R$ 60.090 para a Tiger 1200 XR.

O modelo 2018 da Tiger 800 teve seu visual repaginado com acabamento mais refinado, novos grafismos e carenagens laterais. O motor de três cilindros em linha, 800 cm³, DOHC e refrigeração líquida teve sua massa otimizada para girar mais livremente e ganhou um novo sistema de escapamento, mas o desempenho não mudou: 95 cv de potência máxima. Destaque para a primeira marcha mais curta, o que melhorou as arrancadas com a bigtrail e o controle no fora-de-estrada.

Houve também alterações na ergonomia e a Tiger 800 ganhou uma eletrônica mais avançada, com destaque para o novo modo de pilotagem “Off-Road Pro”, que desativa os freios ABS e o controle de tração para andar na terra. Os modelos XC tiveram seu guidão recuado em 10 mm. E a Tiger 800 ganhou novos defletores de ar e o para-brisa agora pode ser ajustado em cinco posições, mesmo em movimento.

Já as mudanças no modelo de 1200 cc foram maiores. A começar pelo nome: a Triumph abandonou o “sobrenome” Explorer e agora a chama apenas de Tiger 1200. Depois o motor, que recebeu volante e virabrequim mais leves e, de quebra, ficou mais potente: passou de 139 para 141 cv. Outras alterações fizeram com que a Tiger 1200 perdesse até 10 kg em algumas versões.

As diversas versões ainda ganharam tecnologia de ponta, como faróis adaptativos, que se acendem conforme a inclinação da moto nas curvas. Outras novidades que ampliam o conforto em longas viagens são os novos comandos, mais ergonômicos e fáceis de operar, além da ignição keyless, com chave de presença. Conheça os preços e as características das novas versões: são seis versões da Tiger 800 e outras três do modelo de 1200.

Tiger 800 XR - R$ 43.190:

Versão de entrada do modelo, a XR tem rodas de liga-leve (aro 19 na dianteira e 17 na traseira) e suspensão Showa sem ajuste. O painel ainda é de LCD e há apenas um modo de pilotagem (Road) disponível, que ajusta o controle de tração e o freio ABS, que pode ser desligado.

Tiger 800 XRx - R$ 48.890:

Com a mesma configuração ciclística que a XR, ou seja, rodas raiadas aros 19 e 17, mas pinças de freio Brembo na dianteira, a XRx tem acabamento mais refinado, com iluminação diurna e piscas em LED, mas farol com lâmpada halógena. Ela ainda tem protetores de mão de série e para-brisa ajustável com defletores. A grande novidade é o painel digital com tela TFT de 5'' (com um tema e três estilos) e um pacote eletrônico mais completo. São quatro modos de pilotagem, incluindo o "off-road", que desabilita o ABS traseiro e permite derrapadas controladas na terra. A XRx ainda conta com piloto automático (cruise control) e aquecedores de manopla. A XRx Low Seat tem o mesmo preço e a mesma configuração, porém assento e suspensões mais baixos com altura que varia entre 760 e 780 mm.

Tiger 800 XRt - R$ 54.890:

Top de linha entre as Tiger de rodas de liga-leve, a XRt tem toda a iluminação em LED, inclusive faróis auxiliares, e comandos retro iluminados. O painel de TFT com tela colorida de 5'' tem dois temas e seis estilos diferentes. Na parte ciclística, a suspensão dianteira Showa oferece ajuste no retorno e compressão; enquanto o monoamortecedor traseiro apenas na pré-carga, como nas outras versões. A parte eletrônica tem tudo e um pouco mais: cinco modos de pilotagem, sendo que um deles, o "Rider", é totalmente personalizável. Entre os itens de conforto e praticidade, a XRt conta com cavalete central de série, além de bancos (piloto e garupa) aquecidos.

Tiger 800 XCx - R$ 51.390:

Não há mais uma versão de entrada dos modelos XC, que se caracterizam por ter rodas raiadas de 21 polegadas, na dianteira, e 18'', na traseira. A versão XCx, portanto, já vem bastante equipada, com iluminação diurna em LED, para-brisa ajustável e aquecedores de manopla. O painel é de TFT com tela colorida e o pacote eletrônico oferece cinco modos de pilotagem, incluindo o novo "Off-Road Pro", que desabilita os freios ABS e o controle de tração para acelerar na terra. Piloto automático, computador de bordo, entradas de força (12V e USB) completam a lista de comodidades. Há ainda barras de proteção do motor em aço, protetor de cárter em alumínio e protetores de mão em plástico rígido.

Tiger 800 XCa - R$ 54.890:

Trata-se do modelo mais completo da linha 800. Tem tudo que a XCx tem, mas o farol também é de LED assim como a iluminação auxiliar. Ela traz protetor de radiador em alumínio e cavalete central, além de bancos aquecidos. A parte eletrônica conta com o modo "Rider" personalizável, além dos outros cinco. Feita na medida para quem vai fazer uma longa viagem.

Tiger 1200 XR - R$ 60.090:

A versão XR da Tiger 1200 tem rodas de liga-leve com novo desenho e ficou 2 kg mais leve do que a geração anterior. Seu painel ainda é de LCD e a luz de posição é halógena, mas os faróis têm LED. Na parte eletrônica oferece apenas três modos de pilotagem, sendo Rain, Road e Off-Road. Os modos controlam os freios ABS e o controle de tração, além da resposta do motor. Na parte ciclística, suspensões WP ajustáveis e freios Brembo, na dianteira, e Nissin, na traseira. Uma versão de entrada da família de 1.200 cc com um preço acessível, porém somente equipamentos básicos, como cavalete central, tomadas 12V e USB, piloto automático e para-brisa com ajuste elétrico.

Tiger 1200 XCx - R$ 73.190:

A versão intermediária, XCx, já traz rodas raiadas com aros centrais e pneus sem câmara. Ficou 5 kg mais leve que a anterior e conta com faróis e iluminação diurna em LEDs. O painel tem tela colorida de TFT e computador de bordo. Na parte ciclística, destaque para as suspensões ajustadas eletronicamente e as pinças de freio monobloco da Brembo na roda dianteira. O pacote eletrônico é bem mais completo, com cinco modos de pilotagem, incluindo o "Off-Road Pro". Há sensor de medição inercial que ajuda o controle de tração e os freios ABS a atuarem com mais precisão. A grande novidade fica por conta do sistema "keyless", ou seja, a chave de presença que permite dar partida sem ter que inserir a chave no miolo de ignição - aliás, nem há miolo de ignição. A XCx vem com protetores de mão em plástico, protetor de cárter em alumínio, cavalete central e manoplas aquecidas.

Tiger 1200 XCa - R$ 83.490:

Versão mais cara e equipada da nova Tiger 1200, a XCa tem tudo e mais um pouco. Os faróis em LED são adaptativos, ou seja, acendem de acordo com a inclinação da moto nas curvas e ela tem iluminação auxiliar. Destaque também para o novo sistema "shift-assist", que permite reduzir ou subir as marchas sem o uso da embreagem. A eletrônica tem seis modos de pilotagem, com a adição do "Rider", que pode ser personalizado. Exclusivo na XCa é também o sistema de auxílio para partida em subidas, o tal Hill Hold Control, que ajuda a arrancar em aclives mais íngremes, como nos SUVs de luxo.

Mesmo com barra protetora do motor, grade no radiador e protetor de cárter, a versão XCa ficou 10 kg mais leve que a geração anterior. A lista de acessórios é grande, mas vale destacar o sistema de escapamento completo da Arrow, revestido em titânio e fibra de carbono.

Notcias relacionadas

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados