Notícias

Suzuki V-Strom 1000 ABS (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Novidade

Novidade mundial, Suzuki V-Strom 1000 já tem unidade no Brasil

Empresa não confirma comercialização do modelo no país. Nova geração foi apresentada no exterior, com controle de tração e ABS.


G1

25/09/2013 17h28

Principal novidade mundial da Suzuki neste ano, até agora, a nova geração da aventureira V-Strom 1000, foi apresentada no último sábado (21), mas ainda não tem data começar a ser vendida. No entanto, o G1 apurou que uma unidade da moto já está no Brasil desde julho passado.

De acordo com a Receita Federal, a unidade da V-Strom que veio ao Brasil foi importada do Japão, o que indica que a marca pode estar em processo de homologação do modelo por aqui, além de realizar testes para adaptá-lo ao país. Fabricada em 2013, a unidade já aparece como modelo 2014.

Como a moto chegou ao país em julho passado, antes mesmo da apresentação mundial, e a nova geração da V-Strom 1000 ainda não é vendida em nenhum lugar do mundial, somente a própria fabricante poderia trazê-la. Consultada, a J. Toledo, representante da Suzuki no país, não confirmou a venda da moto.

O modelo foi produzido para competir no segmento aventureiro, como a BMW R 1200 GS, Triumph Explorer 1200 e Yamaha Super Ténéré. Outras possíveis rivais são Honda Crosstourer, Kawasaki Versys 1000, Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure.

Os dados do modelo já antecipavam a ficha técnica da aventureira, equipada com motor V2, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, de 100 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque.

Controle de tração e ABS

A nova DL 1000 chega para substituir o antigo modelo da aventureira, que parou de ser vendido no Brasil em 2011, mas seguiu fora do país, apesar de ter baixo volume. Além de visual e chassi totalmente novos, a V-Strom ganhou muitos avanços tecnológicos, como controle de tração, freios ABS e embreagem anti-deslizante.

De acordo com a empresa, a V-Strom 1000 é o primeiro modelo da marca a contar com controle de tração, sistema que impede a roda traseira de derrapar em acelerações, evitando quedas. O dispositivo possui dois modos, um mais intrusivo e outro mais brando, além de pode ser desligado.

O câmbio de 6 marchas também traz a inovação do sistema de embreagem anti-deslizante, que diminui os efeitos do freio motor, evitando o travamento da roda traseira em reduções de marchas bruscas. Segundo a Suzuki, os acionamentos de embreagem estão 13% mais leves, graças ao dispositivo assistido.

Motor evolui

O aumento de cilindrada, de 996 cm³ para 1.037 cm³, foi conseguido graças ao aumento do diâmetro dos pistões, que passaram de 98 mm para 100 mm. O resultado é um aumento de potência de 98 cv para 100 cv, enquanto o torque saltou de 10,3 kgfm para 10,5 kgfm.

Quanto aos anéis, estão 15% menores e com menos atrito, o que contribui para a economia de combustível. Segundo a marca, o consumo médio atual é de 20,9 km/l, ante 18 km/l da antiga V-Strom. O novo tanque, no entanto, foi reduzido de 22 para 20 litros.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados