Notícias

O modelo Seventy-Two tem estilo chopper, pneus com banda branca e guidão alto (Foto: Divulgação Harley Davidson)

Novidades

Novidades da Harley-Davidson

Os novos modelos da lendária marca americana buscaram inspiração em duas épocas glamorosas, as décadas de 1950 e 1970, mas sem deixar de lado a tecnologia atual


Téo Mascarenhas

Estado de Minas

08/03/2012 11h17

A nova velha escola

Com visual inspirado nas décadas de 1950 e 1970, respectivamente, a Harley Davidson apresentou no início de fevereiro dois novos modelos, em uma espécie de volta às raízes e tradições. Os estúdios e oficinas de customização,que modificam os modelos originais, segundo este critério, batizam este segmento de old school (velha escola, em inglês), que resgata o visual de épocas douradas e glamourosas. Ao lançar a Sportster SeventyTwo e a Softail Slim, o fabricante americano, que no ano que vem completa 110 anos de história, quer ampliar o mercado, sem repartir o apetitoso bolo com “terceiros”, espalhados pelo mundo, oferecendo motos já prontas dentro do estilo, com apelo de serem zero-quilômetro.

O modelo Sportster Seventy-Twotem esta inspiração. O visual atende ao conceito da cultura da customização, vigente nos anos 1970, especialmente no leste da cidade de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, que reunia a moçada e ditava moda a partir das oficinas espalhadas em um trecho da Whittier Boulevard, também conhecida como a badalada rota 72, que inspirou seu nome e desenho, estilo chopper. Uma das influências resgatadas da época são os pneus com faixas brancas. A Seventy-Two adota este elemento, embora, de forma mais discreta, com bandas não tão largas.

SETENTA

O aro dianteiro tem 21 polegadas de diâmetro, outra medida comum na época, enquanto o traseiro, 16 polegadas.O guidão é bastante alto, com painel composto por um único relógio; e o banco, do tipo egoísta, com lugar só para o piloto. Entretanto, é a pintura que mais se destaca. Desenhada por Frank Savage (também projetou o modelo Nightster e outros Sportster), a moto tem um tanque pequeno, ao estilo peanut (amendoim), com capacidade para somente 7,9 litros; para-lamas traseiro cortado; capa do filtro, do farol e escapes cromados. Mas o que chama mais a atenção é a pintura, que tem alumínio em sua composição para conferir efeito brilhante.

Diferente das duas outras cores disponíveis (azul ou preta), o modelo vermelho tem uma decoração com faixas no tanque, além do número 72 estilizado, como nos anos 1970. O motor segue a tradicional fórmula Harley-Davidson, com dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, duas válvulas por cilindro e refrigeração a ar. Batizado de Evolution, o propulsor é montado sobre coxins de borracha para amenizar as vibrações, tem injeção eletrônica e gera 10,0kgfm de torque a apenas 3.500rpm.O câmbio é de cinco marchas e a transmissão final, por correia de kevlar, que dispensa manutenção. Os freios são a disco simples nas duas rodas, que são raiadas.

O modelo Softail Slim tem inspiração nos anos 1950 e no estilo Bobber. Motos aliviadas,com pintura lisa, sem supérfluos e até sem para-lamas dianteiro, inviável em modelos de série.O interessante é que a família de motos Softail (rabo macio) da Harley-Davidson esconde a suspensão traseira, exatamente para ficarem parecidas comas rabo duro do passado, que não tinham suspensão traseira. Desenhada por Casey Katterhagen (também autor da nova Blackline), a nova Softail Slim tem como uma das principais características o banco do piloto (o da garupa é opcional)

extremamente baixo: fica a apenas 605mm do chão, que é a menor medida do fabricante.

As rodas também são raiadas, com aros pintados em preto, assim como algumas partes do motor. Os freios são a disco simples nas duas rodas, com 292mm de diâmetro e sistema ABS opcional. Outras características da época estão presentes no guidão, que tem barra central; e no painel sobre o tanque, conhecido como cateyes, (olhos de gato). Com dois cilindros em V a 45 graus, o motor tem 1.690cm³ de cilindrada (batizado de 103B, ou 103 polegadas cúbicas) é refrigerado a ar, tem injeção eletrônica e desenvolve 67cv de potência (a 5.200rpm) e torque de 11,2kgfm (a 3.100rpm). Instalada oficialmente no Brasil, a Harley-Davidson ainda não decidiu a comercialização dos modelos no país

Notcias relacionadas

Inspirada na Vespa, Piaggio lança a scooter Quarantasei - Vovó do futuro

Honda Crosstourer 1200 - Mordomia na poeira

KTM 990 Adventure ABS

Fenomenal, XT 1200 Super Ténéré

Honda lança nova motocicleta NC700X nos Estados Unidos

Briga boa » Nova Triumph Tiger Explorer 1200 chega para disputar mercado das maxitrail

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados