Notícias

A EV Endeavor vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos (Foto: Divulgação)

O futuro será eletrizante

Conheça a EV Endeavor, a moto elétrica da Kawasaki. Tem até câmbio com quatro marchas!


Roberto Dutra

Fonte: Kawasaki

04/05/2020 16h51

Já sabemos que as motos elétricas estão chegando para ficar - embora sua popularização ainda vá demorar um bocado. Mas, vez por outra, surge uma novidade eletrizante (desculpem o trocadilho) nessa seara. A bola da vez é a EV Endeavor, um modelo elétrico que foi exibido no Salão de Milão do ano passado e vem passando por sucessivos aprimoramentos.

A sigla "EV" vem de "electric vehicle" (veículo elétrico) e o nome Endeavor, embora pareça imponente no original em inglês, quer dizer nada mais do que "esforço" em português. Ok, é estranho, mas a moto é bem legal. Está em desenvolvimento há mais de uma década, tem chassi tubular e porte de uma Ninja 650. O painel é todo digital e tem o sistema Rideology da Kawasaki - que permite pareamento com smartphones.

A grande diferença da Endeavor para os outros modelos elétricos já em produção ou não é o fato de ter um câmbio com quatro marchas. Explicamos: normalmente veículos elétricos não têm transmissão secundária para multiplicar ou desmultiplicar a força do motor, cuja potência e torque vão direto para a roda de tração.

Segundo a Kawasaki, o uso do câmbio permite a entrega de um torque maior vindo de um motor pequeno e ainda dá mais equilíbrio entre aceleração e velocidade final. Além disso, torna a pilotagem da moto elétrica mais familiar e "amplia a sensação de esportividade".

As especificações técnicas da Endeavor ainda não foram reveladas, mas sabemos que seu motor elétrico pode ser recarregado em fontes de 100 a 240 volts e que sua potência máxima fica perto dos 27cv - lembrando que, como em todos os motores elétricos (no caso, sem transmissão), todo o torque já está disponível a 1rpm.

A autonomia no modelo em desenvolvimento é de aproximadamente 100km, razoável para um protótipo, mas pequena para um modelo de produção. Ou seja, é algo que precisa ser melhorado bastante. Por isso, também, não devemos esperar uma versão final de produção para tão cedo - é coisa para, no mínimo, o segundo semestre de 2021.

Confira o vídeo sobre o desenvolvimento da moto:

Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados