Notícias

Notícias

O Rally Dakar em números

40ª edição da mais famosa prova off-road do mundo larga em 6 de janeiro com 525 competidores e recorde de inscritos na categoria motos


Cicero Lima

AGÊNCIA INFOMOTO

05/01/2018 10h47

O Rally Dakar, a prova mais famosa do calendário off-road mundial, chega neste ano a sua 40ª edição. O Dakar 2018 larga de Lima, capital do Peru, no próximo dia 6 de janeiro. Depois de 14 dias e 9.000 km, os competidores terão atravessado à Bolívia e chegarão à Córdoba, na Argentina. Na grande caravana, que cruzará a América do Sul, os pilotos aceleram em busca da vitória enquanto outros profissionais cuidam da segurança e divulgação da prova. Conheça alguns números impressionantes do Rally Dakar.

Neste ano 337 veículos irão disputar a prova, sendo 142 motos (um recorde na competição); 50 quadriciclos; 13 UTVs; 90 carros e 42 caminhões. Serão ao todo 525 competidores entre pilotos e navegadores – mas somente 11 mulheres. O piloto mais jovem é o argentino Juan Rojo, de apenas 19 anos, ao guidão de uma moto.

Os integrantes da caravana, entre competidores e equipes de apoio, representam 54 nacionalidades. A maioria vem da França, país de origem do Dakar e dos organizadores da prova. Em segundo estão os argentinos, seguidos pelos russos. Sete brasileiros irão competir, mas, infelizmente, nenhum na categoria motos.

Em uma prova de rali, como essa, os acidentes são inevitáveis. Por isso, mesmo a equipe médica é composta por 60 membros, que contam com sete helicópteros e 32 veículos, entre eles 10 paramédicos. Caso haja vítimas, existe até mesmo um hospital de campo onde é possível fazer o atendimento de emergência, antes de transferir o piloto para os hospitais da região.

Controle do tempo

Como o vencedor do Dakar é aquele que termina os trechos especiais no menor tempo possível, em uma corrida contra o relógio, cronometrar com exatidão cada competidor é fundamental. Agora imagine controlar mais de 500 veículos. Para isso existe um batalhão de 35 pessoas, no Posto de Coordenação Operacional (PCO) que recebem os dados colhidos. Essa verdadeira “Torre de Controle” opera em tempo integral com a central, que fica em Paris, na França.

Segurança

Para garantir a segurança do público e dos competidores cerca de 20 mil agentes cuidarão da segurança durante a prova e também nos acampamentos. Segundo os organizadores, em 2018 haverá 50 áreas reservadas para o público que quiser acompanhar a prova ao vivo.

Na Argentina, onde o povo é fã de rali e há grande participação do público, haverá 30 diretores apenas para cuidar da segurança dos espectadores. Segundo a organização, em 2017, quatro milhões de pessoas visitaram os parques fechados, acompanharam os prólogos e viram os veículos passando nos trechos cronometrados.

Ao longo do percurso, os veículos passarão por importantes atrações turísticas da América do Sul, como as praias de Pisco e o deserto de Arequipa no Peru. Na Bolívia, a caravana irá visitar a capital La Paz e o Salar de Uyuni. Já em território argentino, Salta, San Juan e Córdoba estão no trajeto. Apesar da beleza da região, os competidores não terão muito tempo para curtir o visual. Os deslocamentos são longos, enquanto as etapas especiais (cronometradas) exigem a máxima atenção. Em algumas etapas, os trechos cronometrados são longos e extenuantes: no 12º dia de prova, serão 522 km de especial. Veja o calendário e as distâncias que serão percorridas nos 15 dias de prova.

6/1/2018 – 1ª etapa

Lima / Pisco (Peru)

Deslocamento: 241 km

Especial (trecho cronometrado): 31 km

Total do dia: 272 km

7/1/2018 - 2ª etapa

Pisco / Pisco (Peru)

Deslocamento: 11 km

Especial (trecho cronometrado): 267 km

Total do dia: 278 km

8/1/2018 - 3ª etapa

Pisco / San Juan de Marcona (Peru)

Deslocamento: 207 km

Especial (trecho cronometrado): 295 km

Total do dia: 502 km

9/1/2018 - 4ª etapa

San Juan de Marcona / San Juan de Marcona (Peru)

Deslocamento: 114 km

Especial (trecho cronometrado): 330 km

Total do dia: 444 km

10/1/2018 - 5ª etapa

San Juan de Marcona / Arequipa (Peru)

Deslocamento: 665 km

Especial (trecho cronometrado): 267 km

Total do dia: 932 km

11/1/2018 - 6ª etapa

Arequipa (Peru) / La Paz (Bolívia)

Deslocamento: 445 km

Especial (trecho cronometrado): 313 km

Total do dia: 758 km

12/1/2018 - Dia de descanso

La Paz (Bolívia)

13/1/2018 - 7ª etapa

La Paz / Uyuni (Bolívia)

Deslocamento: 301 km

Especial (trecho cronometrado): 425 km

Total do dia: 726 km

14/1/2018 - 8ª etapa

Uyuni / Tupiza (Bolívia)

Deslocamento: 86 km

Especial (trecho cronometrado): 498 km

Total do dia: 584 km

15/1/2018 - 9ª etapa

Tupiza (Bolívia) / Salta (Argentina)

Deslocamento: 512 km

Especial (trecho cronometrado): 242 km

Total do dia: 754 km

16/1/2018 - 10ª etapa

Salta / Belén (Argentina)

Deslocamento: 423 km

Especial (trecho cronometrado): 372 km

Total do dia: 795 km

17/1/2018 - 11ª etapa

Belén / Fiambalá / Chilecito (Argentina)

Deslocamento: 466 km

Especial (trecho cronometrado): 280 km

Total do dia: 746 km

18/1/2018 - 12ª etapa

Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina)

Deslocamento: 269 km

Especial (trecho cronometrado): 522 km

Total do dia: 791 km

19/1/2018 - 13ª etapa

San Juan / Córdoba (Argentina)

Deslocamento: 559 km

Especial (trecho cronometrado): 368 km

Total do dia: 927 km

20/1/2018 - 14ª etapa

Córdoba / Córdoba (Argentina)

Deslocamento: 165 km

Especial (trecho cronometrado): 119 km

Total do dia: 284 km.

Total deslocamentos: 4.464 km

Total especiais: 4.329 km

Total da prova: 8.793 km

Notícias relacionadas

Motorrad Anuncia a Chegada da R 12 ao Brasil no Segundo Semestre de 2024

FUCHS Silkolene e Triumph Motorcycles Estabelecem Parceria Inovadora no Desenvolvimento de Lubrificantes

BMW Motorrad Lança Conceito Revolucionário: BMW R20

Suzuki Revoluciona o Mercado com Novos Modelos de 800 Cilindradas

Royal Enfield Super Meteor 650: O Novo Ícone das Estradas Brasileiras

Será que a Yamaha Ténéré 700 Finalmente Chegará ao Brasil?

Ducati Monster Senna: Tributo ao Ídolo Brasileiro

Honda oferece seguro grátis para a compra da CB 500F

O DPVAT foi extinto em 2020 e substituído por um novo imposto, o SPVAT.

Zontes ZT 703 F: A inovação tricilíndrica no mundo das motos de aventura

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados