Notícias

Onde há fumaça, há diversão

MXF Motors do Brasil lança linha 2021 do modelo 250 TS aproveitando a lembrança dos 140 anos de criação dos motores dois tempos


Roberto Dutra

Mototour

15/03/2021 16h14

Os motores dois tempos completam 140 anos em 2021 e vão muito bem, obrigado. Embora já não sejam mais usados em motocicletas comuns devido a legislações de emissões de poluentes, continuam na ativa em motos de off-road, tanto de lazer quanto voltadas para competições.

Aproveitando o "aniversário", a MXF Motors do Brasil - empresa com sede em Curitiba (PR) - lança a linha 2021 da MXF 250 TS, um modelo para trilhas e provas que usa motor dois tempos. Com preço de R$ 31.490, a moto chega cheia de aprimoramentos. Mudaram curva e ponteira do escape, flange da admissão, protetores de bengalas da BMS full racing e servo-motor. O CDI foi reprogramado, o filtro de ar ficou maior, o tanque cresceu para oito litros e a relação ganhou pinhão com 11 dentes, conferindo mais força nas acelerações (a coroa tem 52 dentes).

Nas suspensões, outras melhorias, como ajuste de pré-carga das molas, retentores, óleo e molas traseiras novos. Apesar de ser uma trilheira, a MXF 250 TS também tem lá seus mimos. É uma rara moto do tipo e desta faixa de cilindrada com farol de LED e painel digital multifunção.

O motor é um monocilíndrico dois tempos com 224cm³ e refrigeração a água e óleo. Com distância livre do solo de 33cm, pneus 80/100 R21 na frente e 100/90 R18 atrás, 111 quilos de peso a seco e capacidade de carga de 150 kg, promete muita diversão nas trilhas da vida!

Um pouco de história

O primeiro motor comercial dois tempos da história foi criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk, e patenteado em 1881. Foi levado às competições pelo designer britânico Alfred Angas Scott, que entre 1897 e 1920 registrou umas 50 patentes envolvendo motores dois tempos de motos.

O motor dois tempos faz em apenas um movimento de subida e descida o ciclo completo de admissão, compressão, combustão e exaustão. Com menos peças internas, é mais leve que os quatro tempos. Por isso, produz mais potência e torque de forma mais rápida e é o preferido da turma que faz trilhas e compete em provas de off-road.

Notícias relacionadas

Triumph lança linha Scrambler 2021 na Inglaterra

BMW começa vender no Brasil a linha GS 40 anos

Kawasaki divulga tabela para a linha de motos 2021

Suzuki prepara, no Japão, o lançamento da nova geração da naked GSX-S 1.000

Modelos Suzuki ganham promoção no mês de abril

Suzuki revela a nova geração do scooter Burgman 400

GaiaMX apresenta pilotos que disputarão títulos no motociclismo off-road em 2021

Contran prorroga prazos para renovação da CNH e diversos outros serviços

BMW prepara mais duas versões da "cruiser" R18

BMW começa a produção das GS 40 anos na fábrica de Manaus

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados