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Dica Manutenção - Pneus
Saiba quando é necessário investir em novos pneus e manter sua segurança nas estradas
Michellin Pneus
Mesmo os pneus com ótima durabilidade e tecnologia de ponta precisam ser substituídos em algum momento – seja devido a danos, gasto ou envelhecimento.
Confira a seguir 5 situações limite dos pneus e garanta sua segurança no trânsito.
Os pneus podem ficar gravemente danificados quando se chocam com um buraco ou objeto pontiagudo, por exemplo. Caso perceba qualquer perfuração, corte ou deformação, leve o pneu a um especialista. Ele dirá se o dano pode ser reparado ou não.
Conheça alguns tipos de danos que não podem ser reparados:
. Furos na lateral. Aro visível ou deformado;
. Borrachas ou lonas descoladas ou com dobras;
. Deteriorações provocadas por produtos corrosivos.
Por mais resistentes que sejam os pneus modernos, os furos costumam ser inevitáveis. Se notar uma perfuração em algum dos seus pneus, peça a um especialista para analisar se este furo provocou outros danos ocultos que inviabilizam o reparo do pneu.
Sabia como agir se o pneu furar:
. Para garantir a segurança de todos, saia da via e pare em local seguro;
. Desligue o motor e acenda o pisca-alerta;
Diversas situações diárias afetam a durabilidade dos pneus: temperatura, manutenção, condições de armazenamento, velocidade do veículo, pressão e até a maneira de dirigir.
Como os pneus não possuem um tempo de vida previsível, é importante estar sempre atento aos sinais de envelhecimento: fendas na borracha e deformações, por exemplo. Após cinco anos ou mais em uso, os pneus devem ser inspecionados no mínimo uma vez ao ano.
Para saber se os seus pneus estão gastos e devem ser trocados, siga as orientações a seguir.
. Procure pelo desenho do boneco Michelin, localizado na lateral do pneu. Ao identificá-lo você localizará também o indicador de desgaste, situado entre as ranhuras principais.
. Quando a superfície da borracha da lateral alcançar o mesmo nível que os indicadores, a profundidade desta região está próxima do limite seguro de 1mm.
. Para sua segurança, a Michelin recomenda que os pneus sejam trocados antes de alcançarem esta profundidade. Caso contrário, sua motocicleta não terá a aderência necessária, principalmente nas pistas molhadas.
Neste caso, o desgaste ocorre em regiões isoladas do pneu – normalmente no centro ou nas laterais – e indicam problemas no alinhamento, balanceamento, suspensão ou na pressão interna dos pneus. Conheça os significados de três casos de desgaste anormal:
. Desgaste em uma das regiões laterais: roda desbalanceada ou mal alinhada;
. Desgaste nas duas laterais: pneus com pouco ar;
. Desgaste ao longo da superfície central: pneus inflados demais.
Para evitar o desgaste irregular, procure manter em dia o estado dos amortecedores e dos freios, e alinhamento e balanceamento.
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