Notícias
Seção Especial
Aproveite o Dia dos Namorados e convença seu amor a dar uma volta na sua garupa, mesmo que ela ou ele tenha medo. Veja dicas
Cicero Lima / Agência Infomoto
Agência Infomoto
O medo de andar de moto é natural. Afinal, equilibrar-se sobre duas rodas parece algo impossível para muita gente. Soma-se a isso o temor de acidentes também ajuda a assustar aquela garota (ou garoto) que você gostaria de levar na sua garupa. Aproveite o Dia dos namorados e nossas dicas como argumentos para convencer seu amor a curtir um passeio de moto a dois, bem agarradinho.
2>Transmita segurança
Para vencer o medo é preciso sentir segurança. Para isso ofereça um equipamento de segurança adequado. Luvas, capacete, jaquetas e botas aumentam a sensação de proteção e também o conforto ao andar de moto. O fato de você insistir no uso desses equipamentos mostra sua preocupação com a segurança do passageiro (a).
Mostre também que você já preparou a moto. O farol precisa ser ajustado e os pneus tem de ser calibrados – consulte o Manual do Proprietário para regular o facho de luz e aplicar a pressão correta. Outro argumento é mostrar que suspensão e corrente de transmissão foram ajustados para o maior peso. Mas fale com jeitinho, para não sugerir que a pessoa é muito pesada.
Seja gentil e ponha a moto perto da calçada ou no descanso lateral. Peça para a garupa apoiar o pé na pedaleira e passar a perna sobre o banco. Caso sua moto tenha baú, basta apoiar o pé na pedaleira, subir, dobrar a perna e passá-la sobre o banco. Mas fique atento para não se desequilibrar, se a moto cair parada você pode acabar com o passeio romântico antes mesmo de começar.
Agora é a hora de quebrar o gelo. Você pode pegar na mão da pessoa e pedir que ela agarre ao seu quadril. Assim você poderá acelerar e frear a moto sem oscilações e trancos. Outra dica é pressionar os joelhos contra as pernas do piloto, o que ajuda a garupa a acompanhar seus movimentos. Se a garupa sentar afastada, a moto fica com a frente leve o que dificulta a pilotagem. Por isso, “agarradinho” é sempre melhor.
Se o passageiro nunca andou de moto e ainda tem certo medo, arranque devagar, não saia acelerando com tudo para mostrar o quanto sua moto é potente. Sempre acelere progressivamente para a garupa não se assustar. Procure pilotar suavemente, com trocas de marchas no tempo certo usando o torque do motor. Antecipe as frenagens, não deixe para frear “em cima” de uma curva como se estivesse em uma pista de corrida. Dessa forma, a primeira vez – na garupa – não vai ser uma experiência traumática.
Mostre a garupa a importância de apoiar os pés nas pedaleiras mesmo quando a moto estiver parada. Muitas vezes o passageiro quer colocar o pé no chão em uma parada no semáforo, por exemplo, e acaba desequilibrando a moto, podendo causar uma queda.
É muito comum que garupas iniciantes (e medrosas) tentem jogar o corpo para o lado contrário da curva. Antes de sair com a moto, explique que a inclinação é normal e, mais do que isso, necessária para contornar as curvas. Diga que os dois ocupantes têm que se movimentar juntos, “como se fossem apenas um”, pode até soar romântico. Inicie o passeio contornando as curvas devagar para não assustar a garupa. Freie com antecedência de forma progressiva e acelere suavemente.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados