Notícias
Baseada na chinesa QJ350-13 aí da foto, que tem origem na italiana Benelli 302S, a HD350 será vendida nos países asiáticos
Roberto Dutra
Mototour
A motocicleta que mostramos aqui parece ser apenas mais um modelo chinês. Mas é bem mais do que isso: feito pela Qianjiang, o modelo QJMotor QJ350-13 é o que dará origem - com muitas mudanças visuais, naturalmente - à HD350, que a Harley-Davidson pretende vender nos principais mercados asiáticos a partir do ano que vem.
O chassi e o motor são muito similares aos da 302S, modelo da italiana Benelli (que é controlada pela Qianjiang). O quadro é parcialmente treliçado e tem amortecedor traseiro lateral, enquanto o propulsor é um bicilíndrico com 353cm³ e uns 36cv de potência máxima (na 302S são 38cv).
A estratégia da Harley com a Qianjiang é semelhante a outras que vêm sendo firmadas pelo mundo, como a KTM e a Triumph fizeram com a indiana Bajaj, a BMW com a também indiana TVS e a MV Agusta com a chinesa Loncin. Estampar a marca a um modelo local é uma forma de chegar aos grandes mercados da Ásia com custos reduzidos.
A HD350 será bem diferente desta QJ350-13, para ter sua própria identidade visual e se encaixar nos padrões da marca - muito embora vá ser uma moto fora destes padrões: a tradicional fabricante de motos custom e touring terá, na HD350, uma street urbana.
Enquanto o projeto parece andar, contudo, ainda restam dúvidas se efetivamente sairá do papel. É que depois de trocar de CEO (saiu Matt Levatich e entrou Jochen Zeitz), a Harley passa por uma reetruturação e e revisão de suas políticas internas e de seus projetos - inclusive vai cortar 30% de sua linha de modelos, para focar naqueles mais tradicionais. Como, na Harley, tradição tem pouco a ver com uma naked de baixa cilindrada para ser vendida na Ásia, tudo ainda pode mudar.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados