Notícias

Passado e futuro se encontram: conheça a Royal Enfield elétrica

Modelo foi convertido por empresa inglesa especializada em eletrificar automóveis


Roberto Dutra

Com indianautosblog.com / The Vintagent

03/04/2020 18h42

Todo mundo sabe que as indústrias de carros e motos trabalham a todo vapor no desenvolvimento de modelos elétricos. Os veículos movidos por bateria são vistos como o futuro mais possível, enquanto outras tecnologias como o hidrogênio ainda ficam em segundo plano. A bola da vez está com a Royal Enfield, a marca inglesa cujas motos são fabricadas na Índia. E atende pelo nome de Photon.

No ano passado, a marca confirmou que tinha começado a investir em modelos elétricos. Mas a Photon não é exatamente uma cria da Royal Enfield...

Com 200kg de peso, essa Bullet eletrificada foi transformada de "normal" para elétrica por uma empresa da Inglaterra, a Electric Classic Cars (ECC), especializada em conversões de automóveis. A Photon usa uma um pacote de baterias, que ficam armazenadas em um pack criado em impressora 3D. As baterias de íon-lítio de 2,5kWh geram uma força total de 13kW para o motor elétrico, que é refrigerado a água e vai montado na roda traseira - logo, não há transmissão secundária por corrente, correia ou cardã.

A ECC não revelou potência e torque. Mas afirma que a Photon pode retomar de 48km/h para 80km/h em 6 segundos e chega à velocidade máxima de 112km/h. Além disso, tem autonomia para rodar entre 128km e 160lkm com uma carga, mantendo velocidades médias de 80km/h a 96km/h. A bordo, a elétrica tem um carregador rápido que permite uma recarga total em 90 minutos.

O quadro da moto naturalmente sofreu adaptações para receber o novo conjunto motriz, mas muitos componentes são os originais. Na frente os garfos têm 37mm de diâmetro e, atrás, há dois amortecedores para segurar o peso da encrenca. Os freios são a disco, com 280mm na frente e 240mm atrás.

E para tentar manter o design da Photon o mais próximo do da Classic original, a turma da ECC tentou não mexer muito - além de um sub-chassi para suportar o peso das baterias, a moto ganhou farol de LED com piscas embutidos no conjunto ótico frontal. Os pneus são Michelin Sirag e o banco é solo, com molas e na cor marrom, para dar aquele ar nostálgico que tanto admiramos nas Royal Enfield.

Por enquanto não temos notícias de comercialização de Royal Enfield elétricas, mas é certo que elas estão em desenvolvimento. Outras marcas, como a Harley-Davidson, já têm até modelos sendo vendidos, mas as motos elétricas ainda esbarram nas mesmas deficiências que a maioria dos carros elétricos - e até dos telefones celulares: a autonomia limitada e o tempo de recarga demorado. No dia em que a tecnologia resolver estes obstáculos, acredite: além de navegar no smartphone sem parar, todo mundo vai andar de veículo elétrico!

Notcias relacionadas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Novas regras para entrada na Argentina

BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados