Notícias
E vice-versa, mas sem trocadilhos: Kawasaki Versys 650 antecipa mudanças que poderão ser feitas na brasileira em adequação a normas de emissões
Roberto Dutra
Mototour
Uma das trail médias mais legais da atualidade acaba de passar por modificações no importante mercado indiano. Como bem sabemos, muito do que pinga lá respinga aqui - e vice-versa, sem trocadilhos. A Kawasaki Versys 2021 indiana surge com novos grafismos que a nossa não tem, algumas alterações para se enquadrar nas leis de emissões indianas Bharat Fase 6, equivalentes à Euro 6 - ambas à frente das nossa atuais - e com alguns aprimoramentos estéticos e funcionais que a nossa já incorporou.
A moto mantém o mesmo design básico e a mesma mecânica. Ganhou novo grafismo com a inscrição "Versys" bem destacada no tanque (que lá passou a ter 21 litros, como a nossa) e uma roupa que varia os tons do tradicional verde Kawasaki - bem aberto na carenagem dianteira, no para-lamas dianteiro, nas laterais e na rabeta, e bem escuro, quase preto, no tanque. No Brasil, neste momento, só temos uma cor verde-oliva fosca (que, por sinal, é muito elegante!), e a moto custa R$ 36.490, proporcionando um custo/benefício bem interessante.
A Versys indiana também ganhou o para-brisa da brasileira, que é mais largo do que antes e cuja altura pode ser ajustada sem ferramentas, e ainda novos cálipers, pastilhas e cilindro-mestre de freio. Os discos passama ser do tipo margarida, também já presentes na nacional, mas o traseiro de lá é maior: 250mm, contra 220m aqui.
No motor bicilíndrico de 650cm³ foram feitas mudanças nos sistemas de admissão e escape. Mas os números da Versys indiana permanecem um pouco inferiores aos da brasileira: lá ela passa a ter 66cv de potência a 8.500rpm e torque de 6,3kgfm 7.000rpm, contra 69cv a 8.000rpm e 6,5kgfm a 7.000rpm.
No Brasil, a fase 5 do Programa de Controle de Poluição por Motocicletas e similares (Promot) entra em vigor em 1ºde janeiro de 2023. Então, até lá é provável que a Versys 650 passe pelas mudanças feitas agora na indiana.
Notcias relacionadas
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro
Todos os Direitos Reservados