Notícias
E vice-versa, mas sem trocadilhos: Kawasaki Versys 650 antecipa mudanças que poderão ser feitas na brasileira em adequação a normas de emissões
Roberto Dutra
Mototour
Uma das trail médias mais legais da atualidade acaba de passar por modificações no importante mercado indiano. Como bem sabemos, muito do que pinga lá respinga aqui - e vice-versa, sem trocadilhos. A Kawasaki Versys 2021 indiana surge com novos grafismos que a nossa não tem, algumas alterações para se enquadrar nas leis de emissões indianas Bharat Fase 6, equivalentes à Euro 6 - ambas à frente das nossa atuais - e com alguns aprimoramentos estéticos e funcionais que a nossa já incorporou.
A moto mantém o mesmo design básico e a mesma mecânica. Ganhou novo grafismo com a inscrição "Versys" bem destacada no tanque (que lá passou a ter 21 litros, como a nossa) e uma roupa que varia os tons do tradicional verde Kawasaki - bem aberto na carenagem dianteira, no para-lamas dianteiro, nas laterais e na rabeta, e bem escuro, quase preto, no tanque. No Brasil, neste momento, só temos uma cor verde-oliva fosca (que, por sinal, é muito elegante!), e a moto custa R$ 36.490, proporcionando um custo/benefício bem interessante.
A Versys indiana também ganhou o para-brisa da brasileira, que é mais largo do que antes e cuja altura pode ser ajustada sem ferramentas, e ainda novos cálipers, pastilhas e cilindro-mestre de freio. Os discos passama ser do tipo margarida, também já presentes na nacional, mas o traseiro de lá é maior: 250mm, contra 220m aqui.
No motor bicilíndrico de 650cm³ foram feitas mudanças nos sistemas de admissão e escape. Mas os números da Versys indiana permanecem um pouco inferiores aos da brasileira: lá ela passa a ter 66cv de potência a 8.500rpm e torque de 6,3kgfm 7.000rpm, contra 69cv a 8.000rpm e 6,5kgfm a 7.000rpm.
No Brasil, a fase 5 do Programa de Controle de Poluição por Motocicletas e similares (Promot) entra em vigor em 1ºde janeiro de 2023. Então, até lá é provável que a Versys 650 passe pelas mudanças feitas agora na indiana.
Notcias relacionadas
Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros
Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797
Gasolina comum, aditivada ou Podium? O que a engenharia da sua moto realmente pede
Honda WN7 inaugura uma nova fase da eletrificação sobre duas rodas
A GS mais exclusiva do Brasil: BMW R 12 G/S Option 719 aposta em raridade e alto desempenho
Argentina retém motos na Ponte Tancredo Neves por possível irregularidade aduaneira
BMW lança R 12 G/S no Brasil e une tradição boxer a tecnologia premium no segmento aventureiro
Todos os Direitos Reservados