Notícias
E o que surge é uma naked com pegada esportiva que remete à falecida XR 1.200X
Roberto Dutra
Mototour
Muito já falamos sobre os planos da Harley-Davidson de ter uma moto de baixa cilindrada para vender nos principais mercados asiáticos. É uma estratégia para penetrar nesses lugares sem precisar investir valores altíssimos em fábricas próprias. Pois bem, eis que vazou na internet a primeira imagem da motocicleta - por enquanto chamada apenas de Harley-Davidson 338R.
Como já antecipamos aqui no Mototour, é uma versão baseada na 302S, modelo feito pela italiana Benelli - que, por sua vez, é controlada pela gigante chinesa Qianjiang. E, no fim das contas, tanto a 302S quanto a H-D 338R são irmãs gêmeas quase idênticas da Qianjiang QJMotor QJ350-13.
Pelo que vemos na foto vazada, a H-D 338R deve chegar aos mercados asiáticos no ano que vem com o mesmo quadro parcialmente treliçado e amortecedor traseiro lateral das irmãs. E o motor será o mesmo bicilíndrico com 353cm³ e uns 36cv de potência máxima. O número "338" foi escolhido apenas para remeter ao da Sportster 883, só que ao contrário. E o visual lembra de relance o da falecida XR 1.200X, uma Harley de porte grande e design levemente esportivo, que foi produzida entre 2008 e 2013 e nunca foi uma best-seller, mas teve lá seus fãs.
A estratégia da Harley com a Qianjiang é semelhante a outras que vêm sendo firmadas pelo mundo, como a da KTM e da Triumph com a indiana Bajaj, a da BMW com a também indiana TVS e da MV Agusta com a chinesa Loncin. Basicamente, é estampar a marca em um modelo produzido e vendido localmente.
Havia e ainda há dúvida se o projeto realmente vai vira realidade, já que depois de trocar de CEO (saiu Matt Levatich e entrou Jochen Zeitz) a Harley vem se reestruturando e mudando seu planejamento em nível mundial - vai cortar 30% de sua linha de modelos, focar nos mais tradicionais e até interromper a atuação em alguns países, para se concentrar nos 50 que considera mais importantes e rentáveis.
Notcias relacionadas
2026 está chegando. Mas você sabe quais motos são reais — e quais são só conversa?
Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada
VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium
Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura
CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc
SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada
Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure
Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total
Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental
Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026
Todos os Direitos Reservados