Notícias

Primeira imagem da Harley-Davidson 338R vaza na internet

E o que surge é uma naked com pegada esportiva que remete à falecida XR 1.200X


Roberto Dutra

Mototour

02/09/2020 17h32

Muito já falamos sobre os planos da Harley-Davidson de ter uma moto de baixa cilindrada para vender nos principais mercados asiáticos. É uma estratégia para penetrar nesses lugares sem precisar investir valores altíssimos em fábricas próprias. Pois bem, eis que vazou na internet a primeira imagem da motocicleta - por enquanto chamada apenas de Harley-Davidson 338R.

Como já antecipamos aqui no Mototour, é uma versão baseada na 302S, modelo feito pela italiana Benelli - que, por sua vez, é controlada pela gigante chinesa Qianjiang. E, no fim das contas, tanto a 302S quanto a H-D 338R são irmãs gêmeas quase idênticas da Qianjiang QJMotor QJ350-13.

Pelo que vemos na foto vazada, a H-D 338R deve chegar aos mercados asiáticos no ano que vem com o mesmo quadro parcialmente treliçado e amortecedor traseiro lateral das irmãs. E o motor será o mesmo bicilíndrico com 353cm³ e uns 36cv de potência máxima. O número "338" foi escolhido apenas para remeter ao da Sportster 883, só que ao contrário. E o visual lembra de relance o da falecida XR 1.200X, uma Harley de porte grande e design levemente esportivo, que foi produzida entre 2008 e 2013 e nunca foi uma best-seller, mas teve lá seus fãs.

A estratégia da Harley com a Qianjiang é semelhante a outras que vêm sendo firmadas pelo mundo, como a da KTM e da Triumph com a indiana Bajaj, a da BMW com a também indiana TVS e da MV Agusta com a chinesa Loncin. Basicamente, é estampar a marca em um modelo produzido e vendido localmente.

Havia e ainda há dúvida se o projeto realmente vai vira realidade, já que depois de trocar de CEO (saiu Matt Levatich e entrou Jochen Zeitz) a Harley vem se reestruturando e mudando seu planejamento em nível mundial - vai cortar 30% de sua linha de modelos, focar nos mais tradicionais e até interromper a atuação em alguns países, para se concentrar nos 50 que considera mais importantes e rentáveis.

Notícias relacionadas

Husqvarna faz os aprontos finais para lançar a Norden 901

Ducati lança a Multistrada 950S no Brasil

Entenda porque, nas viagens de moto, as coberturas do seguro viagem Mototour são melhores do que as oferecidas pelos planos de saúde

Entenda porque o seguro viagem Mototour é melhor que os planos similares dos cartões de crédito

Ducati prepara o lançamento da Multistrada 950S no Brasil

Seguro viagem: um serviço pouco conhecido, mas extremamente útil e mais barato do que se imagina

Himalayan ficará mais colorida no ano que vem

Projeção de computador imagina como será a futura Royal Enfield Cruiser 650

Yamaha MT-03 2021: o que era bom ficou melhor!

BMW lança versão M da S 1.000 RR no Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados