Notícias
Novidades
Motocicleta possui coloração especial ´dark´, para-brisa maior e baús. Motor da VFR 1200X L. E. segue o mesmo V4 de 172 cavalos de potência.
Rafael Miotto
G1
Honda VFR 1200X Limited Edition (Foto: Divulgação)
Último lançamento da Honda no Brasil em 2012, a Honda VFR 1200X já tem versão especial na Europa. A "Limited Edition" traz coloração diferenciada, além de pacote com acessórios. Sua pintura é no estilo "dark", com tons variando do negro mais escuro até o cinza. Entre os itens de série, aparacem para-brisa mais alto que o da versão tradicional, proteção tubular para carenagem e maletas para bagagem.
O ABS combinado é de série e o câmbio é o eletrônico automatizado com dupla embreagem. Assim, a opção com embreagem tradicional não está disponível na Limited Edition. No Brasil, a versão tradicional, também somente com câmbio eletrônico, acaba de chegar custando R$ 79.900.
No Brasil
Com proposta de ser uma motocicleta para longas viagens e uso misto on/off-road, a Crosstourer chega para disputar com as maxtrail BMW R 1200 GS, Triumph Tiger Explorer, Kawasaki Versys 1000 e Yamaha Super Ténéré, que já são comercializadas no Brasil.
Outras possíveis rivais da motos são KTM 1190 Adventure e Ducati Multistrada, ainda não disponíveis no país.
A VFR 1200X traz como novidade ao segmento o câmbio de transmissão eletrônica de dupla embreagem. São seis velocidades no câmbio e as trocas de marchas podem ser feitas por controle manual, através de comando no punho esquerdo, ou totalmente automáticas. Existem dois modos de trocas automáticas: D e S. O primeiro é mais econômico, enquanto o segundo mais esportivo.
O motor é o mesmo da esportiva VFR 1200F, porém, teve sua performance alterada para garantir mais torque em médios giros. Com 1.236,7 cilindradas, o V4 tem refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm - na F o tetracilíndrico rende 172 cv a 10.000 rpm e 13,2 kgfm a 8.750. Para trazer mais segurança à condução, a moto traz o sistema de freios ABS combinado da Honda, que reparte a frenagem entre o trem traseiro e o trem dianteiro.
Outro sistema que visa evitar acidentes é o controle de tração. Se a roda traseira começar a patinar, o dispositivo entra em ação cortando a força do motor, impedindo que a traseira derrape. Caso queria fazer uma condução mais radical, o motociclista pode desligar o controle de tração.
Proposta aventureira e trocas automáticas
Apesar de o câmbio automático não combinar muito com deslocamentos mais difícies na terra, onde a embreagem é necessária, o tanque de 21,5 litros e as rodas raiadas - 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira - mostram as características aventureiras da VFR 1200X.
No exterior, a Crosstourer é vendida com câmbio manual, opção que não será vendida no Brasil pela Honda. Seu chassi é do tipo diamante - no qual o motor faz parte de sua base - de alumínio e o peso seco da moto é de 261 kg - 3 kg mais leve que a VFR 1200F.
Sua transmissão secundária é feita por eixo cardã, localizado no lado direito da Crosstourer. Este sistema é conhecido por sua durabilidade frente às tradicionais correntes ou correias. Contudo, apesar destes atrativos, a grande novidade é o câmbio com DCT (Dual Clucth Transmission ou dupla embreagem, em português). Presente em automóveis, o sistema possui duas embreagens que trabalham independentes.
Enquanto uma realiza as mudanças das marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª), a outra fica responsável pelas ímpares (2ª, 4ª e 6ª). Segundo a marca, o sistema garante trocas mais rápidas e eficientes. O painel de LCD é totalmente digital e mostra informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem. Para o mercado brasileiro, as cores disponíveis são branca e vermelha. A expectativa da empresa e vender 80 unidade do modelo por ano.
Notcias relacionadas
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
Todos os Direitos Reservados