Notícias
Novidade
Ainda muito na fase de conceito, a Electrik01 apresenta elementos distintos, como uma suspensão de viga para a suspensão dianteira e um visual neo-retro apelativo.
Moto Mais - Portugal
Ainda muito na fase de conceito, a Electrik01 apresenta elementos distintos, como uma suspensão de viga para a suspensão dianteira e um visual neo-retro apelativo.
As cidades são o cenário ideal para as scooters e motos elétricas. Em ambiente urbano não se percorrem grandes distâncias, e as velocidades baixas que se praticam fazem com que a autonomia (reduzida) das baterias não seja levada ao limite. Talvez por isso, em 2022 foram vendidas 10 milhões de motos elétricas (principalmente scooters), a maioria delas na China.
Atenta a esta nova realidade, e também porque a Índia já é o país mais populoso do mundo depois de ter ultrapassado a China – de acordo com projeções do World Population Review -, a Royal Enfield está a levar muito a sério a tecnologia de motos elétricas. Prova disso é a foto que os nossos colegas da AutocarÍndia.com apanharam do primeiro protótipo elétrico da Royal Enfield. No código interno da empresa, o projeto foi denominado Electrik01.
Reconhecidamente, a imagem está longe de oferecer uma visão extensa de toda a moto, mas mesmo esta visão parcial revela pormenores interessantes, como a suspensão dianteira que assume a forma invulgar de um garfo de viga.
Outras áreas revelam bons acabamentos e estilo “neo vintage/clássico”, o que também explica muito. Afinal, o garfo de viga foi o mais usado na primeira metade do século passado, então há aqui muito apelo retro. Isso também é visto no clássico farol redondo, e um toque de tradição também é evidente no facto de que a Electrik01 apresenta um falso depósito de combustível, representativo de ‘outras eras’.
Então, que conclusões podemos tirar de tudo isto? A primeira é o facto de que a sua data de apresentação ainda estará longe. A moto que vemos aqui ainda está numa fase inicial desenvolvimento, com a Royal Infield a designar internamente como conceito QFD (Quality Function Development). O QFD é um modelo de desenvolvimento de produtos que visa traduzir as necessidades e expectativas dos clientes em resultados finais, ouvindo a voz dos clientes.
O quadro também é bastante interessante, com dois tubos de estrutura emergindo de cada lado da direção – um correndo ao longo da borda superior do falso depósito e o outro descendo e aparentemente abraçando a bateria. Aspectos mais convencionais incluem a presença de rodas de liga leve que parecem estar envoltas com uns pneus ingleses Avon Roadrider.
O que o conceito Electrik01 irá evoluir ainda é uma incógnita, mas o que não há dúvida é que poderá ter uma evolução interessante.
https://motomais.motosport.com.pt
Notcias relacionadas
Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui
Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada
São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas
MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista
Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites
Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção
BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando
Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia
Todos os Direitos Reservados