Notícias
Novidade
Ainda muito na fase de conceito, a Electrik01 apresenta elementos distintos, como uma suspensão de viga para a suspensão dianteira e um visual neo-retro apelativo.
Moto Mais - Portugal
Ainda muito na fase de conceito, a Electrik01 apresenta elementos distintos, como uma suspensão de viga para a suspensão dianteira e um visual neo-retro apelativo.
As cidades são o cenário ideal para as scooters e motos elétricas. Em ambiente urbano não se percorrem grandes distâncias, e as velocidades baixas que se praticam fazem com que a autonomia (reduzida) das baterias não seja levada ao limite. Talvez por isso, em 2022 foram vendidas 10 milhões de motos elétricas (principalmente scooters), a maioria delas na China.
Atenta a esta nova realidade, e também porque a Índia já é o país mais populoso do mundo depois de ter ultrapassado a China – de acordo com projeções do World Population Review -, a Royal Enfield está a levar muito a sério a tecnologia de motos elétricas. Prova disso é a foto que os nossos colegas da AutocarÍndia.com apanharam do primeiro protótipo elétrico da Royal Enfield. No código interno da empresa, o projeto foi denominado Electrik01.

Reconhecidamente, a imagem está longe de oferecer uma visão extensa de toda a moto, mas mesmo esta visão parcial revela pormenores interessantes, como a suspensão dianteira que assume a forma invulgar de um garfo de viga.
Outras áreas revelam bons acabamentos e estilo “neo vintage/clássico”, o que também explica muito. Afinal, o garfo de viga foi o mais usado na primeira metade do século passado, então há aqui muito apelo retro. Isso também é visto no clássico farol redondo, e um toque de tradição também é evidente no facto de que a Electrik01 apresenta um falso depósito de combustível, representativo de ‘outras eras’.

Então, que conclusões podemos tirar de tudo isto? A primeira é o facto de que a sua data de apresentação ainda estará longe. A moto que vemos aqui ainda está numa fase inicial desenvolvimento, com a Royal Infield a designar internamente como conceito QFD (Quality Function Development). O QFD é um modelo de desenvolvimento de produtos que visa traduzir as necessidades e expectativas dos clientes em resultados finais, ouvindo a voz dos clientes.
O quadro também é bastante interessante, com dois tubos de estrutura emergindo de cada lado da direção – um correndo ao longo da borda superior do falso depósito e o outro descendo e aparentemente abraçando a bateria. Aspectos mais convencionais incluem a presença de rodas de liga leve que parecem estar envoltas com uns pneus ingleses Avon Roadrider.
O que o conceito Electrik01 irá evoluir ainda é uma incógnita, mas o que não há dúvida é que poderá ter uma evolução interessante.
https://motomais.motosport.com.pt
Notcias relacionadas
Calor, fadiga e foco: a ciência por trás dos coletes de resfriamento para motociclistas
Harley-Davidson lança HARLEY-DAVIDSON NIGHTS e mobiliza o mundo em celebração global do motociclismo
Mudou tudo na CNH: motociclistas podem perder a carteira antes dos 40 pontos
Barretos Motorcycles 2026 inicia venda de ingressos e confirma programação da 22ª edição
Kawasaki antecipa chegada da Z1100 e Z1100 SE ao Brasil e eleva o padrão das nakeds premium em 2026
Triumph Tiger 2026: Alpine e Desert redefinem o que é uma verdadeira big trail de aventura
Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros
Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797
Todos os Direitos Reservados