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Um dos lançamentos mais esperados do ano, modelo chega em três versões com preços de R$ 17.990 a R$ 18.990
Roberto Dutra
Mototour
A Royal Enfield Meteor 350 está entre nós. A custom era aguardada desde o início do ano, mas vários fatores, principalmente os efeitos da pandemia de Covid-19 na Índia, onde ela é fabricada, causaram sucessivos adiamentos.
Agora, porém, a espera acabou. E a moto chega nas mesmas três versões que já existiam lá fora: a básica Fireball, de R$ 17.990; a intermediária Stellar, de R$ 18.490; e a topo de linha Supernova, de R$ 18.990. Para todas o frete é de R$ 1.000 e a garantia é de três anos.
A Meteor 350 vai ocupar um espaço vazio no segmento de motos custom do mercado brasileiro. E que aqui, só tínhamos as pequenas Haojue Chopper Road 150 e Dafra Horizon 150, ambas na faixa dos R$ 11.000, e depois, bem acima, a Kawasaki Vulcan 650 S, de R$ 36.000.
A Fireball tem tanque em cor única sólida (vermelha ou amarela) com adesivos na cor preta, componentes como para-lamas e protetor do escape também na coir preta e nenhum acessório. Para dar uma aliviada, vem com fitas nos aros das rodas na mesma cor do tanque.
Já a Stellar também tem tanque em uma cor, mas com pintura metálica vermelha ou azul, emblemas e componentes cromados, acabamentos pintados na mesma cor do tanque e sissy-bar. A moto também será vendida na cor preta fosca.
Por fim, a topo de linha Supernova chega com pintura mais sofisticada, bicolor, no tanque e nas laterais, nas cores marrom ou azul, ambas mescladas com preto. E tem ainda emblemas e mais componentes cromados, para-lamas na cor predominante, sissy-bar, banco com acabamento mais caprichado e rodas usinadas.
As três versões, contudo, têm algumas coisas em comum - caso do painel de instrumentos composto por um relógio analógico com telinha de LCD no meio e o Tripper. É um segundo mostrador com telinha de TFT, que funciona como um GPS. Ele mostra o caminho a ser seguido através de setinhas e, para isso, basta pareá-lo ao smartphone e usar um aplicativo.
Todas as Meteor 350 também têm farol com luz de rodagem diurna (DRL) de LED e lâmpada halógena, lanterna tipo jipe com "anel" de LED e tomada USB no punho esquerdo. Os comutadores de corta-corrente e ignição e os do farol são rotativos, não do tipo interruptor.
O nome Meteor vem de um modelo feito pela Royal Enfield em 1952. Mas, de resto, a moto é toda nova - afinal, foi criada para substituir a Thunderbird 350, que ficou em linha de 2002 a 2020. Tem chassi de berço duplo e motor monocilíndrico refrigerado a ar e óleo. Com seus 350cm³, rende 20cv de potência a 6.100rpm e torque de 2,7kgfm a 4.000rpm.
O câmbio tem cinco marchas e contrapedal (algo raro em motos pequenas), com secundária por corrente. O tanque leva 15 litros de combustível, os freios a são a disco nas duas rodas (com ABS), os pneus têm medidas 100/90 R19 na frente e 140/70 R17 atrás (ambos sem câmara), e as suspensões são tradicionais: garfos telescópicos na frente e bichoque com seis ajustes atrás.
A moto deve agradar a pilotos de todas as estaturas: o banco fica a apenas 76,5 cm de altura do solo. E uma outra boa característica da moto é a distância mínima do solo de 17 cm - o que protege suas partes baixas de quebra-molas e afins.
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