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A pequena custom estava prevista para este mês, mas os cronogramas foram prejudicados pelos efeitos da pandemia da Índia
roberto dutra
Mototour
Novidades nada animadoras para quem, como nós, estava esperando ansiosamente pela chegada da Royal Enfield Meteor 350. Inicialmente previsto para este mês, o início das vendas da moto no Brasil foi adiado para o segundo semestre.
O motivo é, principalmente, a crise sanitária na Índia em decorrência do alastramento da pandemia de Covid-19 - que, lá nas últimas semanas, chegou a níveis alarmantes. Com isso, as entregas de componentes às fábricas e a própria produção de motocicletas nas fábricas foram prejudicadas, atrasando os cronogramas.
Sendo assim, a Meteor 350 não chegará por aqui este mês e as melhores estimativas, agora, apontam para algo entre julho e agosto. Pelo menos a estimativa de preço de cerca de R$ 20 mil não foi modificada.
A Meteor 350 é muito aguardada por aqui porque vai ocupar um nicho que, no momento, nao tem representantes. Atualmente o segmento custom começa com as pequenas Haojue Chopper Road 150, de R$ 10.790, e Dafra Horizon 150, de R$ 11.690, e depois há um "buraco" até a Kawasaki Vulcan 650 S, que bate nos R$ 36 mil. E nesse " meio de campo" em que a Meteor 350 vai se encaixar. Além do público, a moto também fará bem às concessionárias Royal Enfield. Modelo de preço acessível e volume razoável, deverá dar giro de capital e rentabilidade às lojas.
É uma moto simples e charmosa, com tanque em forma de gota (leva 15 litros), banco com duas alturas, farol redondo, painel com um único relógio posicionado entre o guidom e a cuba, para-lamas arredondados, guidom discreto e de altura média, rodas de liga leve, um longo escape e uma charmosa lanterninha redonda estilo jipe.
Na Índia, é vendida nas versões básica Fireball, intermediária Stellar (com pintura full-colour e encosto de garupa) e topo de linha Supernova, que agrega pintura bicolor e para-brisa. Opcionalmente, tem uma tomada USB e o "tripper navigation", um mostrador que exibe as informações do GPS do smartphone ao ser conectado ao aparelho do piloto via Bluetooth.
O motor é um monocilíndrico refrigerado a ar e óleo com 350 cm³, 20cv de potência a 6.100rpm e torque de 2,7kgfm a 4.000rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente e o vão livre é de ótimos 17cm. A moto ainda tem luzes de rodagem diurnas com LEDs, ABS nos dois freios a disco, suspensão dianteira com garfos de 13 cm de curso e traseira bichoque com seis ajustes na pré-carga, e pneus 100/90 R19 na frente e 140/70 R17 atrás.
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