Notícias

A RVS#1 é o primeiro projeto da divisão de veículos especiais da italiana MV Agusta Divulgação (Foto: Divulgação )

Novidade

RVS#1, uma MV Agusta feita sob medida

Primeiro projeto especial da fábrica italiana traz peças fabricadas artesanalmente em materiais nobres e tem motor de três cilindros com 150 cv


Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

23/06/2017 13h33

Design radical, alto desempenho e muitas peças fabricadas em titânio e fibra de carbono. Estes são os ingredientes que deram à luz a nova MV Agusta RVS#1, uma versão exclusiva da Brutale Dragster 800 RR desenvolvida pelo Centro de Pesquisa da própria fábrica italiana. A sigla e o número 1 são referências à nova fase da MV Agusta e sua divisão de veículos especiais (Reparto Veicoli Speciali, em italiano). E esta radical naked é o primeiro projeto desta nova etapa da MV Agusta.

Todos os exemplares dessa série limitada da RSV#1 terão placas numeradas para a alegria dos colecionadores. A ideia de criar modelos exclusivos segue a nova estratégia adotada por Giovanni Castiglioni, presidente da MV Agusta. O objetivo é reduzir os volumes de produção, dar atenção especial aos modelos premium, valorizar a marca e, claro, tentar resgatar as finanças da empresa que, em 2016, passou por um processo de recuperação judicial.

Corpo mais leve

Com várias peças fabricadas em titânio e fibra de carbono, entre elas, tampas laterais do quadro e motor, capa do braço oscilante, pedaleiras, para-lamas, protetor do tanque, esse primeiro projeto perdeu 8 kg se comparado à Dragster 800 RR original. A RVS#1 pesa apenas 168 kg.

Chama atenção também o conjunto óptico dianteiro em LED, que oferece um potente feixe de luz. Há ainda dois faróis auxiliares instalados no lado direito da moto, à frente do motor de três cilindros.

Motor e ciclística refinados

Com 798 cm³ de capacidade, o propulsor da MV Agusta RVS#1 gera 150 cv de potência máxima a 12.800 rpm e torque máximo de 8,87 kgf.m a 10.100 rpm. Este é o motor mais potente da linha Brutale 800. E com apenas 168 kg, essa exclusiva naked tem uma excelente relação peso-potência.

Segundo a MV, a radical naked pode alcançar a velocidade final de 245 km/h. Ajudam nessa tarefa o escalonamento do câmbio de seis marchas e a boa dose de eletrônica embarcada. Modos de pilotagem, controle de tração e a última geração de freios ABS da Bosch fazem parte do pacote.

Na parte ciclística, destaque para os belos discos de freio dianteiros com 320 mm de diâmetro e pinça de fixação radial (Brembro). Completam o trem dianteiro suspensão com garfos invertidos Marzocchi. Na traseira, um belo monobraço e suspensão monoamortecida Sachs, com múltiplas regulagens. Ambos os conjuntos têm 125 mm de curso. As rodas raiadas calçam pneus Pirelli MT 60 RS que, com seus cravos, destoam um pouco do conjunto esportivo.

Infelizmente, a fábrica de Varese não divulgou quantas unidades serão produzidas, muito menos o valor da nova RVS#1. Mas, certamente, custará mais que a Dragster 800 RR LH 44 – outra série limitada a 244 unidades e que leva a assinatura do campeão de Formula 1 Lewis Hamilton – avaliada em mais de R$ 100.000.

Notcias relacionadas

Voge inicia produção no Brasil e acende um novo alerta no segmento premium adventure

Expedições de moto pela Europa crescem entre brasileiros e Portugal se consolida como principal porta de entrada

Benda LFC 700 desafia padrões e mostra que as motos custom chinesas entraram em uma nova era

BMW Vision K18 mostra como a BMW imagina o futuro das touring de luxo

Yamaha celebra 70 anos com edição especial da linha R-Series no Brasil

Paso de Jama entra em operação de inverno e aumenta alerta para fechamentos na Cordilheira

Seguro de motos atinge menor nível histórico e muda o cenário para motociclistas em 2026

A BMW que faltava: F 450 GS entra no radar brasileiro e pode mudar o jogo das trails médias

Moto Morini desembarca em Minas e avança no Brasil com aposta na X-Cape 1200

Triumph lança campanha agressiva em abril com taxa zero, IPVA grátis e reduções expressivas em modelos premium

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados