Notícias
Novidade
A Peugeot mira no Honda ADV 350 e pode estar trabalhando em um modelo de scooter aventureiro de 400 cc.
Luiz Mingione
moto.com.br
A ideia de um scooter de uso urbano com características aventureiras para fora de estrada, teria parecido insana a alguns anos atrás, mas o lançamento da Honda X-ADV750, criou tendência e está provocando uma série de concorrentes a criar modelos semelhantes com uma variedade de motores de diferentes cilindradas.
O conceito de alguns modelos foram criados para uso urbano, mas com capacidade para o fora de estrada. Robustos e com suspensão mais resistente, não é uma ideia totalmente nova, a série CT Trail CUB da Honda existe desde 1964 (ver nota), então acho que podemos dizer que o modelo foi pioneiro neste “segmento aventureiro”.
O lançamento do X-ADV de 745 cc da Honda logo foi seguido pelo menor ADV 150 e atualmente o ADV 350, além dos outros concorrentes, incluindo o DT X360 da Kymco, e o SR GT de 200 cc da Aprilia. Todos eles combinam resistência para uso leve no fora de estrada e aventura, mantendo a praticidade no uso urbano, segmento que vem crescendo e ganhando adeptos em todo o mundo.
E para não ficar de fora da aventura, a Peugeot registrou na Europa recentemente patentes de design de sua própria ideia de um scooter urbano com toque mais versátil.
Imagens do modelo na internet indicam que a Peugeot pode estar preparando uma versão própria, usando o motor de 399 cc do seu modelo de três rodas, o Metropolis 400.
As linhas de design do scooter da Peugeot, mostram a inspiração de aventura mais do que aparente, com linhas retas e marcantes, rodas com raios e maior distância do solo, embora o tubo do escapamento muito baixo pareça que pode tocar o solo se passar em uma lombada ou no fora de estrada em algum obstáculo mais alto.
Mas como a foto do modelo na internet é uma imagem de CAD, acredito que o escapamento tenha sido posicionado incorretamente por descuido na montagem da foto e por isso está muito baixo. (Se não for isso, é um grave erro de projeto)
O motor e transmissão parecem idênticos aos da moto de três rodas, o Peugeot Metropolis 400, então o desempenho provavelmente deve ser o mesmo. Monocilíndro, SOHC (Comando de válvulas simples no cabeçote) com 35,6 cv a 7.250 rpm e 38,1 Nm a 5.750 rpm, refrigerado a água.
foto[ https://mototour.com.br/fotos/banco_imagens/img165262-1649351403-v580x435.jpg]
Na imagem pode-se ver uma suspensão dianteira com garfo invertido, roda dianteira com raios, provavelmente aro 14” polegadas, a roda traseira parece um pouco menor, talvez aro 13” polegadas e discos de freio dianteiros duplos. Para mim o assento parece curto, principalmente se comparado à distância entre eixos que é relativamente longa, e sem muito espaço de armazenamento abaixo dele.
Além das imagens de internet e do motor que provavelmente vai ser o mesmo de um modelo 400 cc de três rodas da Peugeot, ainda não existem mais informações técnicas detalhadas sobre o novo scooter aventureiro. Vamos aguardar sua evolução como possível novo projeto da marca francesa e a sua divulgação.
Notcias relacionadas
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo
Novas regras para entrada na Argentina
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil
Todos os Direitos Reservados