Notícias

Novidade

Scooter de uso urbano com DNA fora de estrada já e uma forte tendência.

A Peugeot mira no Honda ADV 350 e pode estar trabalhando em um modelo de scooter aventureiro de 400 cc.


Luiz Mingione

moto.com.br

09/04/2022 17h04

A ideia de um scooter de uso urbano com características aventureiras para fora de estrada, teria parecido insana a alguns anos atrás, mas o lançamento da Honda X-ADV750, criou tendência e está provocando uma série de concorrentes a criar modelos semelhantes com uma variedade de motores de diferentes cilindradas.

O conceito de alguns modelos foram criados para uso urbano, mas com capacidade para o fora de estrada. Robustos e com suspensão mais resistente, não é uma ideia totalmente nova, a série CT Trail CUB da Honda existe desde 1964 (ver nota), então acho que podemos dizer que o modelo foi pioneiro neste “segmento aventureiro”.

O lançamento do X-ADV de 745 cc da Honda logo foi seguido pelo menor ADV 150 e atualmente o ADV 350, além dos outros concorrentes, incluindo o DT X360 da Kymco, e o SR GT de 200 cc da Aprilia. Todos eles combinam resistência para uso leve no fora de estrada e aventura, mantendo a praticidade no uso urbano, segmento que vem crescendo e ganhando adeptos em todo o mundo.

E para não ficar de fora da aventura, a Peugeot registrou na Europa recentemente patentes de design de sua própria ideia de um scooter urbano com toque mais versátil.

Imagens do modelo na internet indicam que a Peugeot pode estar preparando uma versão própria, usando o motor de 399 cc do seu modelo de três rodas, o Metropolis 400.

As linhas de design do scooter da Peugeot, mostram a inspiração de aventura mais do que aparente, com linhas retas e marcantes, rodas com raios e maior distância do solo, embora o tubo do escapamento muito baixo pareça que pode tocar o solo se passar em uma lombada ou no fora de estrada em algum obstáculo mais alto.

Mas como a foto do modelo na internet é uma imagem de CAD, acredito que o escapamento tenha sido posicionado incorretamente por descuido na montagem da foto e por isso está muito baixo. (Se não for isso, é um grave erro de projeto)

O motor e transmissão parecem idênticos aos da moto de três rodas, o Peugeot Metropolis 400, então o desempenho provavelmente deve ser o mesmo. Monocilíndro, SOHC (Comando de válvulas simples no cabeçote) com 35,6 cv a 7.250 rpm e 38,1 Nm a 5.750 rpm, refrigerado a água.

foto[ https://mototour.com.br/fotos/banco_imagens/img165262-1649351403-v580x435.jpg]

Na imagem pode-se ver uma suspensão dianteira com garfo invertido, roda dianteira com raios, provavelmente aro 14” polegadas, a roda traseira parece um pouco menor, talvez aro 13” polegadas e discos de freio dianteiros duplos. Para mim o assento parece curto, principalmente se comparado à distância entre eixos que é relativamente longa, e sem muito espaço de armazenamento abaixo dele.

Além das imagens de internet e do motor que provavelmente vai ser o mesmo de um modelo 400 cc de três rodas da Peugeot, ainda não existem mais informações técnicas detalhadas sobre o novo scooter aventureiro. Vamos aguardar sua evolução como possível novo projeto da marca francesa e a sua divulgação.

moto.com.br


Notícias relacionadas

BMW R18 ganham versões customizadas no Canadá

5 Anos da Royal Enfield: Do anonimato a liderança de duas categorias

Giovanni Castiglioni investe na mobilidade elétrica

Novidade da Harley-Davidson a caminho!

Honda Motos convoca proprietários do modelo CBR 1000RR-R

Honda NC 750X DCT 2022

Honda X-ADV 2022

Royal Enfield lança nova Scram 411 Adventure Crossover

Ducati apresenta nova MULTISTRADA V4S no Brasil

Nova Triumph Tiger 1200: o melhor motor da categoria

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados