Notícias

Notícia

Seguro DPVAT paga 39% mais indenizações em 2012

Cerca de 69% dos casos se referem a invalidez permanente da vítima. Motos lideram os casos e Nordeste foi o estado com mais ressarcimentos


G1

26/02/2013 20h06

O número de indenizações pagas pelo seguro obrigatório DPVAT aumentou 39% em 2012, comparando ao ano anterior, em todo o país.

No período, foram registradas 507.915 indenizações pagas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares, informou a Seguradora Líder, administradora do seguro no país, nesta terça-feira (26). Em 2011, o total de 366.356 ressarcimentos foram efetuados.

Cerca de 69% dos casos foram de invalidez permanente da vítima, com 352.495. 95.669 pessoas solicitaram o DPVAT em relação a despesas médicas, equivalente 19%, enquanto as mortes representaram 12%, com 60.752. De acordo com a administradora do seguro, o aumento das indenizações pagas foi impulsionado pelo aumento de pedidos de invalidez permanente e o crescimento do acesso da população ao seguro.

Motos lideram indenizações

As motocicletas foram responsáveis por 69% das solicitações pagas pelo seguro DPVAT em 2012. Enquanto os automóveis corresponderam a 25% no mesmo período. Caminhões e ônibus representaram, respectivamente, 4% e 2% do total.

O perfil das vítimas segue estável, informa a Seguradora Líder. A maioria é composta por homens de idades entre 18 e 34 anos, representando 40,97% Os homens representaram 77% das indenizações pagas. A maior incidência das vítimas de ambos os sexos foram os motoristas, totalizando 58% sendo 45% destes, do sexo masculino.

Nordeste é a região com mais pagamentos

Em 2012, o Nordeste foi a região com maior quantidade de indenizações, correspondendo a 29% do total. O Sul aparece na sequência, com 28%, seguido por Sudeste (25%), Norte (10%) e Centro-Oeste.

O que é DPVAT

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente de trânsito para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Chile volta a emitir o seguro obrigatório SOAPEX e destrava a entrada de veículos estrangeiros

Chile suspende temporariamente emissão do SOAP e SOAPEX após entrada em vigor da Lei 21.797

Entrada de veículos brasileiros no Uruguai em 2025/2026: o que está sendo fiscalizado e como se preparar

Carnaval na estrada: Mototour destaca a manutenção preventiva como chave para a segurança do motociclista no feriado

Gasolina comum, aditivada ou Podium? O que a engenharia da sua moto realmente pede

Honda WN7 inaugura uma nova fase da eletrificação sobre duas rodas

A GS mais exclusiva do Brasil: BMW R 12 G/S Option 719 aposta em raridade e alto desempenho

Argentina retém motos na Ponte Tancredo Neves por possível irregularidade aduaneira

BMW lança R 12 G/S no Brasil e une tradição boxer a tecnologia premium no segmento aventureiro

BMW Motorrad ultrapassa 200 mil motos vendidas em 2025 e consolida liderança global no segmento premium

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados