Notícias

Dica de Viagem

Sete dicas para uma viagem tranquila

Viajar de moto é tudo de bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar imprevistos


Guilherme Silveira / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

23/12/2016 10h33

Final de ano é tempo de festas, de descanso e, para alguns, ter as merecidas férias. Mesmo que curto, este período permite pegar a estrada de moto para relaxar e, ao mesmo tempo, recarregar as energias. Para evitar qualquer tipo de imprevisto e acabar com a viagem antes do tempo, o mototurista deve tomar alguns cuidados básicos para uma viagem tranquila. Confira as dicas:

Roteiro –

Gaste um bom tempo programando a viagem. Pesquise rotas e informações sobre as condições das estradas que te levarão ao destino: praças de pedágio, postos de gasolina e até o SOS Usuário. Use a internet a seu favor.

Pilotagem -

É primordial fazer paradas para alongar o corpo, hidratar-se e tomar um café. O ideal é parar pelo menos a cada duas horas sobre a moto, ou, cerca de 150/200 km rodados. Evite refeições pesadas, que dão sono. Se bater aquela vontade de uma soneca, não hesite e procure um local seguro para descansar. Pilote, no máximo, 600 km por dia. Se tiver trechos de asfalto ruim, muitas pistas simples e lentas – ou mesmo terra – a média será menor do que isso, por volta de 400 km diários.

Horário -

Viaje sempre de dia. O ideal é sair cedo, entre 7h00 e 8h00, e rodar até o máximo da luz solar. Evite pilotar quando o sol está se pondo. Este período conhecido como “lusco-fusco” confunde a visão dos motoristas e a sua. Um horário que pode ser até mais perigoso do que pilotar a noite.

Vestuário –

Pilotar uma moto pede traje adequado. O mínimo recomendável são: capacete fechado, luvas, jaqueta com proteções para ombros, cotovelos e costas, além da calça de cordura ou, na pior das hipóteses, jeans reforçado. Botas específicas para motociclistas também são importantes. Mantenha a capa de chuva em local de fácil acesso. No verão, você certamente vai precisar dela.

Bagagem –

Em função do espaço, a sugestão é levar o mínimo possível de bagagem. De acordo com a viagem monte um kit com o que realmente será utilizado: mudas de roupa, tênis, celular, carregador, protetor solar, água etc. Fixe a bagagem com tiras elásticas (a famosa aranha) ou acomode em maleiros rígidos – há opções disponíveis para várias motos. Como as chuvas são comuns dessa época, convém “ensacar” a bagagem.

Documentação -

A documentação da moto e também a do condutor devem estar rigorosamente em dia – DPVAT, licenciamento, CNH etc. Em uma viagem não esqueça de levar também o cartão do seguro saúde e cartão de crédito. Detalhe: um documento desatualizado pode encerrar, prematuramente, uma divertida aventura sobre duas rodas!

Revisão -

Verifique todo sistema de iluminação da moto e mantenha a manutenção em dia: nível de óleo, embreagem, freios e o kit relação (coroa, corrente e pinhão) ajustados. Pneus em boas condições e calibrados de acordo com a carga são alguns dos itens básicos a serem checados. Não esqueça de verificar nível do líquido de arrefecimento do motor e o estado das velas. Reaperte porcas e parafusos.

Notícias relacionadas

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados