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Salão Internacional de Motociclismo
Veja os lançamentos do evento que devem ser vendidas em nossos mercado
Arthur Caldeira / Agência Infomoto
Agência Infomoto
Com as vendas de motos em alta na Europa, o Salão de Milão 2018, realizado entre 8 e 11 de novembro na cidade italiana, teve mais de uma dezena de lançamentos. A 76ª edição do EICMA apresentou desde pequenos scooters e motos elétricas até superesportivas de pista.
São tantas novidades que é fácil ficar perdido nos corredores do pavilhão de exposições Rho Fiera, na região metropolitana de Milão. Neste ano, o evento, considerado o mais importante do setor, ocupou seis dos galpões do pavilhão com mais de 1.200 expositores.
Mas, pensando em facilitar a sua vida, selecionamos as 10 motos apresentadas em Milão que deverão vir para o Brasil. Confira:
A crossover da linha 500 cc passou por um face-lift e ganhou roda aro 19 na dianteira, além de suspensões com curso mais longo. Outra novidade é o painel totalmente digital com tela de LCD com fundo preto e o útil indicador de marchas. As versões naked (CB 500 F) e esportiva (CBR 500R) também contam com o novo painel de instrumentos e a embreagem, agora deslizante. Sucesso de vendas e montada em Manaus (AM), os modelos da linha 500cc devem desembarcar aqui no segundo semestre do próximo ano.
Esqueça a pacata naked CB 650F. A Honda mudou radicalmente o modelo, que adotou o design Neo Sports Café e vai se chamar CB 650R. A naked recebeu suspensão invertida e pinça de freio radiais na dianteira. O painel também é digital e ela virá com controle de tração. Outro lançamento que a Honda certamente trará para o nosso mercado.
Finalmente, a Yamaha revelou a versão final da Ténéré 700 – dois anos após ela aparecer em Milão com o conceito T7. Tanque de 16 litros, suspensões com mais de 200 mm de curso, roda aro 21 na dianteira e freios ABS, que podem ser desligados, denotam a vocação off-road da nova Ténéré 700. Com design controverso – e até certo ponto cru - a Ténéré 700 usa o mesmo motor de dois cilindros e 689 cc da MT-07, porém com ajustes para oferecer mais torque em baixos regimes. Apostamos que ela virá para o Brasil, mas ainda vai demorar. Na Europa, chega às lojas apenas no segundo semestre de 2019.
A versão mais aventureira da F 850GS tem tanque de maior capacidade, parabrisa ajustável e mais conforto para longas viagens. O motor é o renovado bicilíndrico de 853 cm³ e 95 cv de potência que equipa a F 850 GS, que acaba de ser lançada oficialmente no Brasil. O que nos leva a crer que a F 850 GS Adventure deverá certamente ser vendida por aqui.
Nova dos pés à cabeça, a S 1000 RR traz novo motor, quadro, suspensões e um design mais arredondado e compacto do que a geração anterior. O propulsor de quatro cilindros e 1.000 cc ganhou comando de válvulas variável e ficou mais potente: são 207 cv a 13.500 rpm. A superesportiva alemã ainda perdeu 11kg (agora pesa 197 kg) e ganhou eletrônica de última geração. Como liderou as vendas do segmento por alguns anos no Brasil, é fácil prever que a marca deverá levá-la para nosso mercado.
A power cruiser italiana recebeu um novo motor de dois cilindros em “V” a 90° com 1.262 cm³ de capacidade. O design e a ciclística da moto também foram atualizados. Controles eletrônicos mais modernos ajudam a domar a power cruiser italiana. Executivos da Ducati Brasil, garantiram que a nova Diavel 1260 chega ao País no segundo semestre de 2019.
Equipada com o mesmo monocilíndrico de 75 cv da Vitpilen, o modelo oferece uma posição de pilotagem mais confortável em função do guidão alto. Mas também conta com um design inusitado, rodas de liga-leve aro 17, porém calçadas com pneus de uso misto. A Svartpilen 701 chega ao Brasil no primeiro semestre de 2019com preço em torno de R$ 70 mil.
A nova Scrambler da marca inglesa tem a proposta de ser uma moto com visual clássico e uma verdadeira vocação para aventuras. Para isso, conta com o motor bicilíndrico de 1.200 cc, 90 cv e muito torque que já equipa as outras clássicas modernas da Triumph. A nova Scrambler 1200 tem duas versões – XE e XC – que se diferenciam pelo curso das suspensões (mais de 200 mm em ambas), ângulo de cáster e balança traseira. Uma das duas deve ser vendida no Brasil a partir do ano que vem.
Versão sem carenagem da Ninja 400, a Z 400 compartilha o mesmo motor de dois cilindros, 399 cc e 48 cv da esportiva. Quadro, rodas e suspensões são os mesmos. Mudam o guidão e a posição de pilotagem. Se a Kawasaki levou a Ninja 400 para o Brasil, por que não levaria a versão naked?
Mais uma bigtrail feita para quem gosta de rodar na terra, a 790 Adventure foi mostrada em sua versão final em Milão. Tanque grande, suspensões de longo curso, roda aro 21 e o motor de dois cilindros e 95 cv, além de muita tecnologia, são suas armas para brigar com BMW F 850 GS e Yamaha Ténéré 700. Essa aposta é mais arriscada, mas se a KTM quer mesmo crescer no Brasil vai ter que ampliar seu line-up e essa aventureira média seria uma boa opção.
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