Notícias

Toyota i-Road traz novo conceito para carros elétricos urbanos (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Notícia

Toyota antecipa estreia em Genebra e mostra o elétrico i-Road

Carro tem comportamento de moto e inclina nas curvas. Ainda protótipo, modelo é destaque no salão suíço.


g

04/03/2013 15h15

Estreitos compactos elétricos e de dois lugares são as novas caraterísticas para carros urbanos que as montadoras têm investido. Um dia antes da abertura do Salão de Genebra, na Suíça, a Toyota divulgou qual será o sei modelo nesta categoria: o i-Road. Ainda protótipo, o modelo estreia durante o salão suíço, que abre as portas para a imprensa especializada nesta terça-feira (5).

O modelo é parecido com o que a General Motors desenvolve na China, o EN-V. Para este nicho de mercado, apenas a Renault já oferece comercialmente um modelo, o Twizzy. Ao contrário do elétrico francês, o i-Road possui uma roda traseira ao invés de duas, tornando-se um veículo de três rodas que se inclina em curvas como uma moto.

Para isso, ele possui um volante convencional, mas que transmite informações para os sensores do sistema "Active Lean". A tecnologia que equilibra automaticamente o veículo nas curvas ou em superfícies irregulares com base no ângulo de direção e da velocidade do veículo.

O i-Road tem 2,35 m de comprimento, 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 1,7 m. De acordo com a Toyota, sua largura 850 mm faz com que o carro seja do tamanho de uma motocicleta convencional, oferecendo assim grande manobra no trânsito, fácil estacionamento e um círculo mínimo de rotação de apenas três metros.

O modelo é alimentado por dois motores elétricos de 2kW montados nas rodas dianteiras. A autonomia é de cerca de 50 km e a bateria pode ser completamente carregada a partir de uma fonte de energia doméstica em três horas.

Apesar das medidas de um triciclo ou moto, o modelo é classificado como um carro normal. Além de toda a segurança de um automóvel, ele oferece recursos como iluminação interior, aquecimento, sistema de áudio e conectividade Bluetooth.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Se você está se preparando para sua primeira viagem longa de moto, deixe-me compartilhar um conselho que a estrada ensina com o tempo

Yamaha lança óleo 100% sintético Yamalube Full Synthetic 10W40 SL no Brasil

Honda resgata conceito de esportivas quatro cilindros e reacende legado das clássicas CBR400

MotoGP Brasil marca retorno histórico e leva multidão ao Autódromo de Goiânia

Triumph acelera no Brasil e prepara ofensiva com 13 novos modelos até o meio do ano

Calor, fadiga e foco: a ciência por trás dos coletes de resfriamento para motociclistas

Harley-Davidson lança HARLEY-DAVIDSON NIGHTS e mobiliza o mundo em celebração global do motociclismo

Mudou tudo na CNH: motociclistas podem perder a carteira antes dos 40 pontos

Barretos Motorcycles 2026 inicia venda de ingressos e confirma programação da 22ª edição

Kawasaki antecipa chegada da Z1100 e Z1100 SE ao Brasil e eleva o padrão das nakeds premium em 2026

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados