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Traxx Dunna 600 Salto de peso

Modelo robusto tem motor de um cilindro com injeção eletrônica, bolsas laterais e central de série


Téo Mascarenhas

Estado Minas

24/10/2012 14h40

Modelo robusto tem motor de um cilindro com injeção eletrônica, bolsas laterais e central de série

A marca Traxx, nome comercial adotado no Brasil pela gigante China South Industry Corporation Group (CSICG), depois de mostrar o modelo Dunna 600 nos salões das Duas Rodas de 2009 e 2011, finalmente lançou oficialmente a motocicleta de utilização mista, cidade e campo, que chega a partir deste mês a suas concessionárias autorizadas. É o primeiro modelo de média cilindrada da montadora, que produz motos entre 50cm³ e 135cm³, além de um quadriciclo de 250cm³. A Dunna 600 é equipada com motor de um cilindro, 590cm³, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, além de duas bolsas laterais e uma central de série, com preço sugerido de R$ 19.888, sem frete, seguro e óleo.

A Traxx está no Brasil desde 2000, inicialmente como importadora. Com o crescimento do mercado nacional, montou seu centro administrativo em 2006 em Fortaleza, no Ceará, e, no ano seguinte, sua fábrica em Manaus, Amazonas, utilizando modelos de suas marcas produzidas na China, como Jialing, Jianshe, Dayang e Qingqi. A Jialing usava tecnologia japonesa Honda, enquanto a Qingqi Suzuki e a Jianshe, tecnologia Yamaha. Inclusive produzindo modelos baseados em “nossa” YBR 125. Um verdadeiro caldeirão, do qual a Dunna 600 faz parte, com o perfil de um modelo robusto, que, para completar o tempero, tem o desenho nitidamente inspirado na antiga italiana Cagiva Raptor.

MERCADO Na China, a Dunna 600 é um dos modelos adotados pelo Exército. Tem, inclusive, uma versão equipada com side car para transporte de mais um passageiro, ou carga, que também já foi mostrada nos salões e será comercializada no Brasil posteriormente. Com o lançamento da Dunna 600, a Traxx inicia um processo de diversificação de sua linha de modelos, saltando segmentos intermediários, pois seu foco mercadológico está concentrado em motos de baixa cilindrada e custo reduzido, especialmente no Nordeste do Brasil, onde tem atuação mais expressiva. Para tanto, tem pretensão de também usar o preço da nova motocicleta como um dos fatores de convencimento da freguesia que pretende conquistar.

O motor da Dunna 600 é um monocilindro com quatro válvulas que desenvolve 35,5cv a 6.000rpm e torque de 4,6kgfm a 4.500rpm, equipado com injeção eletrônica Bosch e arrefecimento líquido. O peso a seco declarado é de 195kg. Os números são modestos, embora o torque máximo apareça ainda em baixos giros, facilitando a circulação nas cidades, onde as retomadas de velocidade são uma constante. Já o peso é bastante generoso e merecia uma lipoaspiração radical. Entretanto, o uso de materiais mais nobres e leves resultaria na elevação do preço, contrariando a filosofia do modelo. Uma combinação desfavorável, que resulta em uma velocidade final declarada de 150km/h.

UTILIZAÇÃO Na estrada, a carenagem e para-brisa proporcionam maior conforto aerodinâmico. O câmbio tem cinco marchas, com a quinta mais longa, para proporcionar maior velocidade com menor rotação e também economia de combustível. O tanque comporta 19 litros. O painel tem um quadro de instrumentos de grandes proporções, com o conta-giros e o velocímetro analógicos. Entre os dois, uma pequena tela digital com as demais informações, inclusive nível do combustível. A chave é codificada e também abre as bolsas laterais e a bolsa central, que são pintadas na mesma cor do restante da motocicleta. Já o banco tem dois níveis e o assento do piloto fica a 805mm do chão.

A suspensão dianteira é convencional, telescópica não invertida, com 170mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 184mm de curso. O freio dianteiro tem um disco perfurado com 300mm de diâmetro. O freio traseiro também é a disco, com 240mm de diâmetro. O quadro é do tipo berço duplo, em aço. Já o visual inclui um conjunto óptico dianteiro com duplo farol, pequeno para-brisa e uma carenagem que envolve a parte de cima do motor e avança pela lateral. Na traseira, uma lanterna horizontal integra a rabeta e escape de saída alta, como convém a um modelo de utilização mista, assim como as rodas raiadas. Os aros são em alumínio, com 19 polegadas de diâmetro na dianteira e 17 na traseira, calçados com pneus para utilização mista.

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