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Naked inglesa exibe visual bem mais agressivo, eletrônica ampliada e mais força no motor, que foi aperfeiçoado
Roberto Dutra
Mototour
A Triumph acaba de lançar no Brasil a nova Street Triple RS. O modelo foi apresentado na noite de quarta-feira através de uma Live, em sintonia com os "pandêmicos" tempos atuais. Mas mesmo assim impressionou: ganhou um design que faz o modelo anterior, de 2017, parecer coisa de dez anos atrás, e melhorias mecânicas que lhe deram mais potência e torque, além de mais força em giros médios.
No visual, temos novos faróis de LED e agora com luzes de rodagem diurnas (LRDs). Além disso, carenagem dianteira, aletas laterais, rabeta e protetor inferior também têm novos desenhos.
Já o motor passou por vários aperfeiçoamentos. Ganhou um novo duto de admissão e peças como eixo da manivela, embreagem e balanceador agora são usinados em um novo processo, mais preciso, que reduz o peso inercial e a massa. Assim, o torque e a curva de potência cresceram 9% em giros médios. Agora, o tricilíndrico de 765cm³ rende 123cv de potência a 11.750rpm e 8kgfm de torque a 9.350rpm (antes, eram 113cv e 7,4kgfm).
O câmbio mantém as seis marchas, mas as duas primeiras foram levemente encurtadas, proporcionando arrancadas mais poderosas à moto. A embreagem é assistida, e o piloto não precisa fazer força. Ou sequer usá-la quando em movimento: a moto tem quickshifter para cima e para baixo - para quem não lembra, é o sistema que permite trocar as marchas mantendo a posição do acelerador.
O acelerador, por sua vez, passa a ser eletrônico e 7% mais leve em sua inércia rotacional - combinado com o aumento do torque, há uma melhora sensível no desempenho. O escape também é novo, tem acabamento em fibra de carbono e promete mais desempenho nas faixas intermediárias.
Na parte eletrônica, muito recheio. Além do acelerador eletrônico, o ABS e o controle de tração são ajustáveis. E o painel de TFT agora tem conectividade: já vem pronto para ser usado, mas precisa de um módulo Bluetooth que é vendido como opcional (essa não deu pra entender...). Permite interação com câmera GoPro, smartphone e GPS.
O painel também tem novo padrão de grafismos eletrônicos e quatro cores. O ângulo da tela pode ser ajustado para melhorar a visibilidade, de acordo com a altura do piloto. E há cinco modos de pilotagem ("estrada", "chuva", "esportivo", "pista" e "piloto", este totalmente ajustável), que mudam resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração. O modo "chuva", por exemplo, restringe a potência a 100cv para maior segurança e controle. Vai devagar, camarada...
Complementam as especificações a suspensão dianteira com garfos invertidos Showa, com 11,5cm de curso, e a traseira monochoque Öhlins com ótimos 13,1cm de curso; os freios Brembo com quatro pistões na frente, pinça traseira deslizante e alavanca regulável e os pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3.
A moto já está nas lojas e custa R$ 54.990 (a anterior custava R$ 41.110). É vendida nas cores prata ou preta e pode ser comprada pelo financiamento Triumph Smart, com entrada de R$ 31.307, 23 parcelas fixas de R$ 765 e uma parcela residual final de R$ 12.369,56.
Aumente o som e confira o zumbido do motor tricilíndrico no vídeo abaixo. Além disso, curta as imagens dos detalhes da moto!
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