Notícias
Novidade
Com vigoroso motor de dois cilindros em linha e uma pegada forte, esta moto mescla estilo clássico com modernidades tecnológicas
Téo Mascarenhas
Estado de Minas
O estilo clássico, com muitos cromados, além de posição de pilotagem mais confortável e volume de respeito, pode sugerir um comportamento mais pacato. Entretanto, a inglesa Triumph Thunderbird Commander 1700, lançada mundialmente em 2013 e que agora chega importada oficialmente ao Brasil, tem um fôlego surpreendente, com o mesmo motor da irmã mais enfezada, a Thunderbird Storm, também comercializada no Brasil. São dois cilindros em linha, com 1.699cm³ de cilindrada que fornecem 93,8cv a 5.400rpm e torque de 15,4kgfm a 3.500rpm. Números capazes de proporcionar um verdadeiro soco na boca do estômago do piloto ao acelerar forte.
Porém, para conciliar conforto e musculatura, a Commander sofreu algumas modificações em relação ao modelo Storm, do qual é derivada. Para comportar um banco com maior espessura de espuma, além de apoio lombar, para maior comodidade em longos trechos, sem elevar a altura do assento, o quadro foi modificado e rebaixado. Com isso, a caixa do filtro de ar foi reduzida e o motor ajustado, perdendo 4,2cv, além de 0,5kgfm de torque, que, contudo, não alteraram a pegada vigorosa nas reacelerações, característica muito apreciada pelo segmento cruiser, próprio para encarar estradas, do qual faz parte.
ANDANDO O interessante é que grande parte dos modelos desse segmento utilizam motor com dois cilindros em V, que produz som grave e ritmado, e funciona como música para os seguidores. A Commander não segue o figurino, com os dois cilindros paralelos, refrigerados a água, mas conseguiu um ronco semelhante e bastante agradável. A posição de pilotagem, entretanto, segue a cartilha. Os pés ficam mais esticados e apoiados em plataformas, que acabam raspando nas curvas mais radicais. Pelo menos, as partes que mais se desgastam no contato com o solo podem ser trocadas, conservando a plataforma.
O guidão bastante aberto facilita as manobras em baixa velocidade, funcionando como uma alavanca, já que os pneus também são mais largos, além do banco tipo poltrona, que completa o manequim para viagens. Neste quesito, o câmbio de seis marchas, com a última mais longa, resulta em boa velocidade de cruzeiro em baixos giros, resultando também em economia de combustível e maior autonomia. Na estrada, a Commander parece uma locomotiva sobre trilhos, firme e sem oscilações, favorecida também por uma maior distância entre-eixos, proporcionada por um garfo da suspensão dianteira mais aberto e inclinado.
VISUAL Situação inversa no trânsito, onde o maior volume e o peso de 348kg em ordem de marcha, ou abastecida, limitam sua agilidade, mesmo ajudada pela baixa altura, que permite o apoio dos dois pés no chão, e pelo torque avantajado. O estilo clássico, com escapes longos e cromados, para-lama traseiro envolvente, além do painel com tela digital e computador de bordo encaixado em cima do tanque de combustível, com capacidade para 21,7 litros, e dos LEDs na lanterna traseira e nas setas, acabam contrastando com a modernidade das rodas em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro e o conjunto óptico dianteiro com dois faróis redondos.
Porém, a modernidade da transmissão final por correia dentada, em vez de corrente mais barulhenta e que exige manutenção constante, e freios com sistema ABS de série são bem-vindos. Mas o sistema não é integrado, com frenagens independentes em cada roda. Na dianteira, são dois discos de 310mm de diâmetro e na traseira disco único com mesma medida. A suspensão dianteira telescópica Showa tem 47mm de diâmetro e 120mm de curso. A suspensão traseira, também Showa, tem duplo amortecedor com cinco regulagens na pré-carga e 109mm de curso. O preço sugerido é de R$ 53.900.
Notcias relacionadas
Motociclismo no Brasil: Um Mês de Grandes Conquistas
Pré-venda da BMW R 1300 RT: sofisticação, potência e tecnologia para viagens premium
MotoGP Retorna ao Brasil em 2026: Goiânia Receberá Etapa Histórica da Temporada
A R 12 G/S Chegará ao Brasil? A Nova Aventura da BMW em Terras Tropicais!
CFMOTO 450CL-C Chega ao Brasil em 2026: Estilo, Conforto e Tecnologia para o Público Custom
BMW R 1300 RT: Touring de luxo da BMW chega ao Brasil no segundo semestre
Zontes 703-T: A Nova Força Chinesa no Segmento Trail
Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025
Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!
Todos os Direitos Reservados