Notícias

Thunderbird Commander (Foto: Divulgação)

Novidade

Triumph Thunderbird Commander Locomotiva de asfalto

Com vigoroso motor de dois cilindros em linha e uma pegada forte, esta moto mescla estilo clássico com modernidades tecnológicas


Téo Mascarenhas

Estado de Minas

24/07/2014 16h52

O estilo clássico, com muitos cromados, além de posição de pilotagem mais confortável e volume de respeito, pode sugerir um comportamento mais pacato. Entretanto, a inglesa Triumph Thunderbird Commander 1700, lançada mundialmente em 2013 e que agora chega importada oficialmente ao Brasil, tem um fôlego surpreendente, com o mesmo motor da irmã mais enfezada, a Thunderbird Storm, também comercializada no Brasil. São dois cilindros em linha, com 1.699cm³ de cilindrada que fornecem 93,8cv a 5.400rpm e torque de 15,4kgfm a 3.500rpm. Números capazes de proporcionar um verdadeiro soco na boca do estômago do piloto ao acelerar forte.

Porém, para conciliar conforto e musculatura, a Commander sofreu algumas modificações em relação ao modelo Storm, do qual é derivada. Para comportar um banco com maior espessura de espuma, além de apoio lombar, para maior comodidade em longos trechos, sem elevar a altura do assento, o quadro foi modificado e rebaixado. Com isso, a caixa do filtro de ar foi reduzida e o motor ajustado, perdendo 4,2cv, além de 0,5kgfm de torque, que, contudo, não alteraram a pegada vigorosa nas reacelerações, característica muito apreciada pelo segmento cruiser, próprio para encarar estradas, do qual faz parte.

ANDANDO O interessante é que grande parte dos modelos desse segmento utilizam motor com dois cilindros em V, que produz som grave e ritmado, e funciona como música para os seguidores. A Commander não segue o figurino, com os dois cilindros paralelos, refrigerados a água, mas conseguiu um ronco semelhante e bastante agradável. A posição de pilotagem, entretanto, segue a cartilha. Os pés ficam mais esticados e apoiados em plataformas, que acabam raspando nas curvas mais radicais. Pelo menos, as partes que mais se desgastam no contato com o solo podem ser trocadas, conservando a plataforma.

O guidão bastante aberto facilita as manobras em baixa velocidade, funcionando como uma alavanca, já que os pneus também são mais largos, além do banco tipo poltrona, que completa o manequim para viagens. Neste quesito, o câmbio de seis marchas, com a última mais longa, resulta em boa velocidade de cruzeiro em baixos giros, resultando também em economia de combustível e maior autonomia. Na estrada, a Commander parece uma locomotiva sobre trilhos, firme e sem oscilações, favorecida também por uma maior distância entre-eixos, proporcionada por um garfo da suspensão dianteira mais aberto e inclinado.

VISUAL Situação inversa no trânsito, onde o maior volume e o peso de 348kg em ordem de marcha, ou abastecida, limitam sua agilidade, mesmo ajudada pela baixa altura, que permite o apoio dos dois pés no chão, e pelo torque avantajado. O estilo clássico, com escapes longos e cromados, para-lama traseiro envolvente, além do painel com tela digital e computador de bordo encaixado em cima do tanque de combustível, com capacidade para 21,7 litros, e dos LEDs na lanterna traseira e nas setas, acabam contrastando com a modernidade das rodas em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro e o conjunto óptico dianteiro com dois faróis redondos.

Porém, a modernidade da transmissão final por correia dentada, em vez de corrente mais barulhenta e que exige manutenção constante, e freios com sistema ABS de série são bem-vindos. Mas o sistema não é integrado, com frenagens independentes em cada roda. Na dianteira, são dois discos de 310mm de diâmetro e na traseira disco único com mesma medida. A suspensão dianteira telescópica Showa tem 47mm de diâmetro e 120mm de curso. A suspensão traseira, também Showa, tem duplo amortecedor com cinco regulagens na pré-carga e 109mm de curso. O preço sugerido é de R$ 53.900.

Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados