Notícias

Exótica enquanto conceito, a CB4X seria mais "normal" em versão de série (Foto: Divulgação)

Versão de produção da Honda CB4X está mais próxima

Marca japonesa registrou patentes na Europa. Modelo usaria o mesmo motor quatro em linha das 650


Roberto Dutra

Com sites internacionais

07/05/2020 17h21

A moto da foto aí parece esquisitona para o caro leitor? Bom, ela é mesmo. Trata-se da Honda CB4X, conceito que foi exibido no Salão de Milão do ano passado. Como todo conceito, sua função era - e a ainda é - ser fonte de estudos para soluções estéticas e técnicas que podem vir a ser aproveitadas em futuros modelos da marca.

A novidade é que uma versão final parece estar um pouco mais perto de acontecer: a Honda registrou patentes da moto na Europa, no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Muitas vezes esse procedimento não quer dizer muita coisa e protótipos patenteados não viram modelos de produção mas, em muitas outras vezes, isso indica que uma versão de produção está, de fato, a caminho.

Naturalmente esse modelo de produção teria muitas diferenças em relação ao conceito, principalmente na parte estética. Mas na parte mecânica nem tanto, já que a CB4X usa o mesmo motor de quatro cilindros em linha dos modelos CBR 650R e CB 650R, e é bem crível apostar em um modelo crossover ou trail derivado destas - com suspensões altas e uma pequena carenagem dianteira, exatamente como o conceito sugere.

Além disso, se analisarmos bem, a "escadinha" da Honda nessa área está incompleta: temos a CB 500X, a NC 750X e a CRF 1.000L Africa Twin. Ou seja, teoricamente caberia alguém entre a 500 e a 750, assim como caberia entre a 750 e a 1.000 - ainda mais com motor quatro em linha, já que a 500 e a 750 são dois em linha. Vale lembrar aqui que a XR 650L da qual falamos recentemente não entra nesse time, por ser monocilíndrica, trail "raiz" e feita basicamente para o mercado americano (ainda que isso doa em nosso coração...)

O desenvolvimento da CB4X está a cargo da divisão de pesquisa e desenvolvimento da marca em Roma, na Itália. O conceito tem rodas com aros de 17 polegadas, suspensão dianteira invertida, freios Brembo e escape com duas ponteiras. O painel não inova - é o mesmo tablet das 650 que já existem. Acreditamos que é coisa para o primeiro semestre de 2021.

Notcias relacionadas

Viagem de moto nas férias: o guia definitivo para evitar problemas na estrada

VOGE prepara estreia no Brasil em 2026 e entra de vez no radar do mercado premium

Honda Africa Twin 2026 amplia sua versatilidade com foco renovado em estrada e aventura

CFMOTO IBEX 700 chega em 2026 com proposta ousada: tecnologia premium por preço de 500 cc

SBM 600V: a Shineray sobe o nível e entra no território das customs de média cilindrada

Yamaha Ténéré 900 segue sem confirmação oficial, mas já domina as discussões no mundo adventure

Honda XL750 Transalp 2026 resgata a lenda com tecnologia avançada e vocação para aventura total

Honda NC750X 2026 evolui em tecnologia, conforto e consciência ambiental

Moto Morini traça rota de expansão nacional e mira liderança entre marcas premium até 2026

Pneus de moto: os erros que parecem inofensivos — e podem custar muito caro

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados