Notícias

Exótica enquanto conceito, a CB4X seria mais "normal" em versão de série (Foto: Divulgação)

Versão de produção da Honda CB4X está mais próxima

Marca japonesa registrou patentes na Europa. Modelo usaria o mesmo motor quatro em linha das 650


Roberto Dutra

Com sites internacionais

07/05/2020 17h21

A moto da foto aí parece esquisitona para o caro leitor? Bom, ela é mesmo. Trata-se da Honda CB4X, conceito que foi exibido no Salão de Milão do ano passado. Como todo conceito, sua função era - e a ainda é - ser fonte de estudos para soluções estéticas e técnicas que podem vir a ser aproveitadas em futuros modelos da marca.

A novidade é que uma versão final parece estar um pouco mais perto de acontecer: a Honda registrou patentes da moto na Europa, no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Muitas vezes esse procedimento não quer dizer muita coisa e protótipos patenteados não viram modelos de produção mas, em muitas outras vezes, isso indica que uma versão de produção está, de fato, a caminho.

Naturalmente esse modelo de produção teria muitas diferenças em relação ao conceito, principalmente na parte estética. Mas na parte mecânica nem tanto, já que a CB4X usa o mesmo motor de quatro cilindros em linha dos modelos CBR 650R e CB 650R, e é bem crível apostar em um modelo crossover ou trail derivado destas - com suspensões altas e uma pequena carenagem dianteira, exatamente como o conceito sugere.

Além disso, se analisarmos bem, a "escadinha" da Honda nessa área está incompleta: temos a CB 500X, a NC 750X e a CRF 1.000L Africa Twin. Ou seja, teoricamente caberia alguém entre a 500 e a 750, assim como caberia entre a 750 e a 1.000 - ainda mais com motor quatro em linha, já que a 500 e a 750 são dois em linha. Vale lembrar aqui que a XR 650L da qual falamos recentemente não entra nesse time, por ser monocilíndrica, trail "raiz" e feita basicamente para o mercado americano (ainda que isso doa em nosso coração...)

O desenvolvimento da CB4X está a cargo da divisão de pesquisa e desenvolvimento da marca em Roma, na Itália. O conceito tem rodas com aros de 17 polegadas, suspensão dianteira invertida, freios Brembo e escape com duas ponteiras. O painel não inova - é o mesmo tablet das 650 que já existem. Acreditamos que é coisa para o primeiro semestre de 2021.

Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados