Notícias

Grupo Piaggio escolhe a icônica marca Vespa para entrar no mercado brasileiro (Foto: Divulgação )

Novidade

Vespa chega oficialmente ao Brasil

Famosa marca italiana de scooters terá quatro modelos importados e inaugura a entrada do Grupo Piaggio no mercado nacional


Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

06/10/2016 10h08

A Vespa, famosa fábrica de scooters, chega oficialmente ao Brasil e marca a entrada do grupo italiano Piaggio no mercado nacional de duas rodas. Detentor das marcas Aprilia, Moto Guzzi e Piaggio, o grupo escolheu a icônica Vespa para representar sua estreia no País com quatro modelos: Primavera 125 e 150; Sprint 150, GTS 300 e a exclusiva 946 Emporio Armani.

Representado pela Asset Beclly Investments Management, grupo de investimento que estruturou a operação brasileira, o Grupo Piaggio terá como presidente no Brasil o executivo Longino Morawski, que teve passagem pela Toyota e liderou a estruturação da Harley-Davidson do Brasil, entre 2010 e 2015. Com um projeto de longo prazo, o grupo anunciou que o objetivo é instalar um parque industrial no Brasil a partir de 2018, quando os produtos de outras marcas Piaggio também seriam montados no País.

Rede diferenciada

Os quatro modelos Vespa, disponíveis no Brasil, serão inicialmente importados e comercializados a partir de 22 de outubro em lojas-conceito da marca. Chamadas de “boutiques”, os dois primeiros pontos de venda serão inaugurados em 22 de outubro em shopping-centers da Rede Iguatemi: uma delas no JK Iguatemi, na cidade de São Paulo, e outra no Iguatemi Campinas, interior paulista.

“Não iremos construir simples concessionárias. Nosso projeto exclusivo irá conceber boutiques para a comercialização dos produtos. Como lidamos com scooters premium, acreditamos que elas merecem um ambiente sofisticado, elegante e ao mesmo tempo tecnológico, exatamente como é a Vespa”, explica Santo Magliacane, CEO da Asset Beclly.

A Vespa também terá boutiques de rua. “A Vespa é uma grife e como uma grife teremos lojas nos shoppings e também nas ruas”, esclareceu Morawski, presidente do Grupo Piaggio. A primeira loja de rua será inaugurada em novembro na região da Avenida Eng. Luís Carlos Berrini, importante centro empresarial da capital paulista, e irá pertencer ao próprio grupo.

Embora faltem apenas três meses para o final deste ano, o objetivo do Grupo Piaggio é ambicioso: implantar oito boutiques, somando as de shopping e as de rua, ainda em 2016. Para o próximo ano, a expectativa é lançar mais dez. E, em 2018, outras 22 lojas totalizando, 40 boutiques instaladas em três anos nas mais importantes praças brasileiras.

Scooter de boutique

Ícone cult, a Vespa chega ao Brasil querendo vender a imagem de um scooter premium, em função de seu design italiano atemporal que já fez história no cinema. “A Vespa não é um scooter é uma Vespa”, repetiram os executivos no lançamento da marca no Brasil, realizado em 4 de outubro em São Paulo.

Apesar do discurso, o fato é que a Vespa é um scooter. Um dos pioneiros do segmento, pois a primeira Vespa foi criada em 1946, mas ainda assim um scooter. Afinal, os quatro modelos importados e que serão comercializados inicialmente apostam na facilidade de pilotagem em função do câmbio automático (CVT) e o assento baixo, além da praticidade do espaço sob o banco – características de todo scooter.

A Vespa de entrada no Brasil será a Primavera, uma releitura do clássico modelo de 1968. Haverá duas versões, uma de 125cc e outra de 150cc. Ambas com moderno motor de um cilindro, três válvulas e alimentado por injeção eletrônica e o câmbio é do tipo CVT. As rodas de 11 polegadas têm freio a disco na dianteira e tambor na traseira com sistema ABS de série. Haverá ainda uma um série especial da Primavera para comemorar a chegada da marca ao Brasil, limitada a 1.000 unidades e que poderá ser reservada já a partir do próximo dia 10 de outubro pelo site www.vespabrasil.com.br.

Infelizmente, o Grupo Piaggio não divulgou o preço da Vespa Primavera e de nenhum dos outros modelos. Mas é possível fazer uma projeção com base no preço na Itália, onde a versão de 150cc com ABS custa 4.470 euros, ou seja, pouco mais de R$ 16.000 na conversão direta. Mas deverá chegar ao Brasil por um valor bem superior a isso, pois será importada e vendida em boutiques com o status de “premium”.

Só como comparação, o Honda PCX 150, fabricado aqui e vendido por R$ 10.300 no mercado brasileiro, custa 2.825 Euros na Itália (cerca de R$ 10.170), ou seja, 63% do valor da Primavera 150 em seu país de origem. Por ser importada, a Vespa de 150cc deverá ter seu preço próximo aos R$ 20.000.

Os outros modelos do line-up são: a Vespa Sprint com motor de 150cc e o visual típico dos anos 1970, caracterizado pelo farol retangular; a GTS 300, que tem o maior motor (278 cm³) entre os modelos da Vespa; e a exclusiva 946 Emporio Armani, uma versão criada para celebrar os 130 anos do Grupo Piaggio e o 40º aniversário da Giorgio Armani, que usa motor de 125 cc e é vendida por 9.500 Euros na Itália – a projeção é que chegue próximo dos R$ 40.000 por aqui.

Mesmo com preços bastante elevados perante os concorrentes e ainda sem uma rede estruturada, a Vespa acredita em um público descolado e de alto poder aquisitivo em busca de design, tecnologia e mobilidade para atingir números ambiciosos de vendas já em 2016: 2.000 unidades. Para o próximo ano, Longino Morawski acredita que a marca possa comercializar 12.000 scooters, o que corresponderia a cerca de 25% do segmento atualmente. “Acreditamos que a Vespa tenha potencial para criar mercado”, declarou o CEO do Grupo Piaggio no Brasil.

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados