Notícias
Novidades
“Melhor Compra de 2011” pela revista Quatro Rodas Moto
Marcel Mano
Yamaha Motor do Brasil
A versão 2012 da XTZ 250 Ténéré chega com uma grande novidade: na cor azul, igual à utilizada em suas irmãs de maior capacidade cúbica. Versátil, confortável, fácil de pilotar e com boa autonomia, a trail da Yamaha, é feita com exclusividade ao motociclista brasileiro. Sendo assim, o modelo caiu no gosto do público mais jovem, que quer um veículo prático e de alta qualidade para ser utilizado em deslocamentos urbanos, em viagens ou simplesmente para o lazer. XTZ 250 Ténéré foi um dos principais lançamentos da indústria de duas rodas em 2010.
A versão na cor azul recebeu os mesmos padrões de grafismos adotados nas Yamaha XTZ 660Z Ténéré e XT 1200Z Super Ténéré. Diferentemente das suas irmãs de maior capacidade cúbica, a caçula da família Ténéré tem seu comportamento dinâmico mais voltado para as tarefas urbanas.
De cara, a XTZ 250 mostra porque é uma digna representante da família Ténéré. O bloco óptico – com dois multirefletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com lâmpadas halógenas de 55 Watts – é uma espécie de assinatura da família trail da Yamaha. Já a semi-carenagem aliada com o pára-brisa oferece proteção ao piloto contra o vento, chuva, insetos, linhas de pipa e etc.
Moderno e bastante moderno, o painel de instrumentos apresenta um mostrador de cristal liquido multifuncional, que apresenta multiplas informações como, por exemplo, com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), mais hodômetro do combustível (F-TRIP), indicador do nível de combustível, relógio e tacômetro eletrônico analógico de excelente visualização, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de direção e alerta do motor.
Motor injetado e econômico
O propulsor da XTZ 250 Ténéré, o mesmo utilizado na XTZ 250 Lander e também na Fazer YS 250, usa pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico com maior resistência e melhor dissipação do calor. Esta característica é bastante semelhante ao utilizado pelas motos de alto desempenho da marca.
O motor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Comando simples no cabeçote) de exatos 249 cc de capacidade gera 21 cv a 8.000 rpm. Todo o funcionamento deste propulsor é gerenciado por uma eficiente Unidade de Controle Eletrônico (ECU), que monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para atender às mais diferentes condições de pilotagem.
A alimentação por injeção eletrônica (Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica), pioneira no Mundo em motores de 250cc, foi concebida há seis anos o que lhe confere maturidade e comprovada economia com desempenho coerente a sua proposta, harmonizando respostas rápidas nas arrancadas e em retomadas.
Engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade direita do eixo balanceador (Balance Engine), engrenagens das cinco marchas reforçadas completam o conjunto.
Chassi
Do tipo semi-berço duplo em aço encaixa um tanque de combustível, com capacidade para 16 litros e reserva de 4,5 litros – suficientes, por exemplo, para percorrer a distância Rio/São Paulo sem a necessidade de abastecimento. Sua tampa do tipo abastecimento rápido conta com dreno no bocal eliminando o excesso. A XTZ 250 Ténéré tem autonomia sem igual entre os produtos do mesmo segmento, apresentando características únicas em um mesmo produto, tais como; conforto, proteção aerodinâmica, altura do guidão mais elevado com amortizadores, assento em degrau, alças para a garupa, comandos nos punhos e painel de instrumentos completo exaltam sua aptidão para viagens.
Ciclística reforçada
A suspensão dianteira reforçada do tipo telescópica tem barras protegidas por uma coifa em borracha e curso de 220 mm, enquanto a traseira monoamortecida tem 200 mm de curso sendo formada pelo braço oscilante e um amortecedor a mola, óleo e gás com regulagem por rosca de fácil acesso e manuseio.
As rodas com aros em aço 80/90-21 M/C 48S e traseira 120/80-18 M/C 62S levam pneus Pirelli Scorpion, com aplicação mais on-road que off-road, com reduzido nível de ruído.
Os freios a disco em ambas as rodas, na frente leva um disco com 245 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos – que teve seu poder de frenagem melhorado pela adoção de uma mangueira mais curta e com malha de cobre em sua extremidade junto ao calíper, e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro.
A XTZ 250 Ténéré é a motocicleta ideal para aqueles que buscam um veículo versátil para o transporte pessoal na cidade e aptidão para aventuras e viagens com o carisma da legenda Ténéré – que significa deserto dos desertos no dialeto Tuaregue.
A XTZ 250 Ténéré está à venda nas Concessionárias Autorizadas Yamaha nas cores; azul, branca e preta. O preço público sugerido é de R$ 13.100,00. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem. A Yamaha conta atualmente com uma rede de 560 concessionárias. SAC (11) 2431-6500.
Especificações técnicas: XTZ 250 Ténéré
Motor:
Tipo refrigeração a ar, 4 tempos, SOHC, 1 cilindro, injeção eletrônica de combustível
Cilindrada: 250cc
Diâmetro x curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9.80:1
Potência máxima 21 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 2.10 kgf.m a 6.500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter úmido com radiador de óleo
Sistema de combustível: Injeção Eletrônica
Tipo de embreagem: multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição: Elétrica
Sistema de transmissão: Engrenagem constante, 5 velocidades
Transmissão final:Corrente
Chassis:
Quadro: Semi Berço duplo em aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico,
Curso da roda dianteira: 220 mm
Suspensão traseira: Monoamortecida com link
Curso da roda traseira: 200 mm
Freio dianteiro: Disco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 203 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 80/90-21 MT90 A/T 48S – PIRELLI/SCORPION
Pneu traseiro: 120/80-18 MT90 A/T 62S - PIRELLI/SCORPION
Dimensões:
Comprimento total: 2.120 mm
Largura total: 830 mm
Altura total: 1.370 mm
Altura do assento: 865 mm
Distância entre eixos: 1.385 mm
Distância mínima do solo: 270 mm
Peso seco: 137 kg
Capacidade do tanque de comb.: 16 litros
Quantidade de óleo: 1,50 litros
Cores: Azul, Preta ou Branca
Preço: R$ 13.100. Preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo.
Notcias relacionadas
Todos os Direitos Reservados