Notícias

Novidades

Yamaha apresenta conceito de motor de três cilindros e FJR1300

Renovada, motocicleta passou por alterações e estreia no Salão de Colônia.


G1

06/10/2012 21h40

Com mudanças visuais e incrementos em sua parte eletrônica, a nova Yamaha FJR1300 foi apresentada nesta terça-feira (2), no Salão de Colônia, na Alemanha, em seu dia reservado para a imprensa. O modelo destinado a longas viagens conta agora com controle de tração, acelerador eletrônico e duas opções de modos de potência, um mais esportivo e outro mais brando. A versão AS, top de linha, da estradeira traz ainda câmbio semi-automático sem embreagem.

Yamaha FJR1300AS

Chassi e motor foram revistos, informa a Yamaha. O tetracilíndrico de 1.298 cm³ é capaz de gerar 146 cavalos de potência e 14,1 kgfm de torque. As novidades seguem com a regulagem eletrônica da suspensões, também presente na FJR1300AS. Em combinação com sua proposta de realizar grandes deslocamentos, a moto possui tanque que pode levar até 25 litros de combustível.

Yamaha FJR1300

O peso em ordem de marcha da FJR é 289 kg, na opção A (standard), e 296 kg, na AS. Seu desenho sofreu alterações para melhorar a aerodinâmica e a bolha dianteira conta com regulagens eletrônicas.

Conceito de três cilindros

Além da no FJR, a Yamaha apresentou um conceito de importância no Salão de Colônia. Trata-se de um protótipo de motor de três cilindros. Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli.

Protótipo três cilindros da Yamaha

De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear.

O piloto de MotoGP, Jorge Lorenzo, apresentou conceito de três cilindros

A marca informou que o novo motor tricilíndrico é leve e compacto, combinando as melhores caracteristícas dos motores bicilíndricos e tetracilíndricos. "Traz novas possibilidades", divulgou a Yamaha, sobre o motor que deve ser utilizado em novos produtos da empresa. A apresentação do 3 cilindros foi feita por Jorge Lorenzo, atual piloto da Yamaha no Mundial de MotoGP e campeão mundial em 2010.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

BMW R 18 Transcontinental autografada pelo Papa é leiloada para ações sociais

Honda anuncia recall da CRF 1100L Africa Twin para substituição de comando no punho esquerdo

CB750 Hornet renova o mito sem viver do passado

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados