Notícias

Motor V2 de 1854 cc com câmbio de seis marchas e transmissão final por correia dentada (Foto: Divulgação)

Novidades

Yamaha apresenta nova Star Eluder nos Estados Unidos

Com motorzão V2 de 1.854 cm³ e malas laterais rígidas, fábrica japonesa quer disputar o segmento “bagger”, que faz sucesso com os motociclistas americano


Arthur Caldeira

Infomoto

20/09/2017 17h11

Na última década a venda de motos nos Estados Unidos caiu praticamente pela metade – em 2006, foram vendidas 716.268 motos, e no ano passado, somente 371.403. Os números ruins têm obrigado os fabricantes a criar produtos voltados para os motociclistas norte-americanos, com o intuito de fazer esse importante mercado voltar a crescer.

Depois de Honda e BMW, neste ano a Yamaha decidiu apostar forte na paixão dos americanos por motores V2 de grande capacidade e motos enormes para rodar as estradas do país de dimensão continental – qualquer semelhança com as motos Harley-Davidson não é mera coincidência. A mais recente novidade da fábrica japonesa é a Star Eluder. “Estamos empolgados em introduzir este novo modelo e expandir a nossa linha de motos touring transcontinentais”, afirmou o Gerente geral da Yamaha nos Estados Unidos, Mike Doughty.

Como uma verdadeira “bagger”, o novo modelo é basicamente a touring Star Venture, apresentada no primeiro semestre, sem o top case e com um para-brisa menor. O motor é o mesmo V2 refrigerado a ar com 1.854 cm³ com câmbio de seis marchas e transmissão final por correia dentada, no melhor estilo “americano”.

Apesar da arquitetura “clássica”, o V2 tem dutos de admissão variáveis e acelerador eletrônico. Além de dois modos de pilotagem, controle de tração e um útil cruise control (piloto automático) de série.

Também não podia faltar a central multimídia, igual a utilizada na Star Venture, com tela colorida e sensível ao toque de 7 polegadas com informações da moto, sistema de som e navegação na versão mais sofisticada. A diferença para o modelo touring é que há apenas dois alto-falantes.

A versão bagger, que atrai motociclistas mais jovens, é mais leve (397 kg a seco) e também vai custar menos. A nova Star Eluder vai ser vendida em três opções de cores – azul, prata e preta – e terá preço sugerido a partir de US$ 22.500 (cerca de R$ 70.500). Uma versão “GT”, mais luxuosa, sairá por US$ 24.000 (em torno de R$ 75.000).

A touring Star Venture, cotada a partir de US$ 25.000, chega às concessionárias americanas no final deste ano. A Yamaha, porém, ainda não revelou quando a bagger Star Eluder estará disponível. A nova moto enfrentará a concorrência das tradicionais Harley-Davidson Street Glide e Indian Chieftain, além de BMW K 1600B e Honda Gold Wing F6B.

Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados