Notícias

Yamaha lança a linha 2022 da Fazer 250

Novidades são o farol redesenhado, com projetor de LED e DRL, as cores e os grafismos. A mecânica, ainda atual, continua a mesma


Roberto Dutra

Mototour

30/07/2021 13h39

A Yamaha apresentou esta semana a linha 2022 da Fazer 250. Muita gente esperava uma moto completamente nova, mas não foi o que aconteceu: as novidades se limitam a um novo farol - o que engloba moldura, desenho, projetor de LED e luzes de rodagem diurna (DRLs) -, cores e grafismos.

Pode parecer pouco, e é mesmo, mas vale lembrar que a Fazer 250 ainda é bem atual em sua parte mecânica. Por isso mudanças mais profundas ficaram para mais adiante. E parece que a estratégia da Yamaha para o modelo vem dando certo: ela é a moto mais vendida pela marca no país, à frente inclusive de modelos menores e mais baratos como Fazer 150, Factor 125 e 150 e até o scooter Neo 125. Além disso, a Fazer 250 é a a sexta moto mais vendida do país. Mudar muito um time que está ganhando? Por enquanto, não.

A Fazer 250 foi lançada no Brasil em 2005 e lá se vão 16 anos de sucesso. Sempre foi uma moto bem-sucedida, já vendeu mais de 390 mil unidades vendidas e ainda ganhou fama de pioneira: foi a primeira da categoria a ganhar injeção eletrônica, motor flex, farol com LEDs, freio a disco na roda traseira e ABS de série nas duas rodas.

Nesta linha 2022 a principal noviadade é mesmo o conjunto ótico, que agora tem um projetor de LED e luzes de rodagem diurna (DRLs) também com LEDs. Aliás, vale lembrar que as DRLs são aceitas como farol baixo pela "Lei do Farol Baixo" (nº 13.290/2016), que exige que a rodagem em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado inclusive durante o dia. Lá atrás, a lanterna também tem LEDs, mas os quatro piscas têm luzes convencionais. Junto com o novo farol, outra novidade na Fazer 250 é o reposicionamento do lampejador. E, claro, vieram também as habituais mudanças em grafismos e cores.

O painel de instrumentos, porém, não mudou. Continua lá a discreta já um pouco defasada telinha digital de LCD. Mas é completinha: tem conta-giros, velocímetro, hodômetros total e dois parciais, indicadores de consumo instantâneo e médio, de distância percorrida na reserva e relógio, além de luzes-espia de piscas, farol alto, neutro e alertas de problemas no motor e na leitura do sistema bicombustível.

A mecânica também é a mesma de antes. O motor é o conhecido monocilíndrico flex, injetado e refrigerado a ar e radiador de óleo, com 249,5cm³, duas válvulas, comando simples no cabeçote, pistão em alumínio e cilindro revestido de cerâmica. A potência varia de 21,3cv a 21,5cv a 8.000rpm (gasolina e etanol) e o torque, a 2,1kgfm a 6.500rpm, com os dois combustíveis.

A Fazer 250 ainda tem freios a disco nas duas rodas com ABS, rodas de liga leve com pneus Pirelli Sport Demon 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás, suspensões com garfos telescópicos na frente e monochoque atrás (com sete ajustes), câmbio tem cinco marchas e secundária por corrente.

As cores disponíveis na linha 2022 são azul metálica (Racing Blue), vermelha metálica (Magma Red) e preta fosca (Matt Black). As vendas começam na segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 18.990, mais frete. Vale lembrar que a moto tem garantia de quatro anos e programa de revisão com preço fixo, com valores padronizados para todo o país.

Notcias relacionadas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento

A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil

A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!

CADASTUR: A Importância da Regulamentação no Turismo

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados