Notícias

Yamaha lança a linha 2022 da Fazer 250

Novidades são o farol redesenhado, com projetor de LED e DRL, as cores e os grafismos. A mecânica, ainda atual, continua a mesma


Roberto Dutra

Mototour

30/07/2021 13h39

A Yamaha apresentou esta semana a linha 2022 da Fazer 250. Muita gente esperava uma moto completamente nova, mas não foi o que aconteceu: as novidades se limitam a um novo farol - o que engloba moldura, desenho, projetor de LED e luzes de rodagem diurna (DRLs) -, cores e grafismos.

Pode parecer pouco, e é mesmo, mas vale lembrar que a Fazer 250 ainda é bem atual em sua parte mecânica. Por isso mudanças mais profundas ficaram para mais adiante. E parece que a estratégia da Yamaha para o modelo vem dando certo: ela é a moto mais vendida pela marca no país, à frente inclusive de modelos menores e mais baratos como Fazer 150, Factor 125 e 150 e até o scooter Neo 125. Além disso, a Fazer 250 é a a sexta moto mais vendida do país. Mudar muito um time que está ganhando? Por enquanto, não.

A Fazer 250 foi lançada no Brasil em 2005 e lá se vão 16 anos de sucesso. Sempre foi uma moto bem-sucedida, já vendeu mais de 390 mil unidades vendidas e ainda ganhou fama de pioneira: foi a primeira da categoria a ganhar injeção eletrônica, motor flex, farol com LEDs, freio a disco na roda traseira e ABS de série nas duas rodas.

Nesta linha 2022 a principal noviadade é mesmo o conjunto ótico, que agora tem um projetor de LED e luzes de rodagem diurna (DRLs) também com LEDs. Aliás, vale lembrar que as DRLs são aceitas como farol baixo pela "Lei do Farol Baixo" (nº 13.290/2016), que exige que a rodagem em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado inclusive durante o dia. Lá atrás, a lanterna também tem LEDs, mas os quatro piscas têm luzes convencionais. Junto com o novo farol, outra novidade na Fazer 250 é o reposicionamento do lampejador. E, claro, vieram também as habituais mudanças em grafismos e cores.

O painel de instrumentos, porém, não mudou. Continua lá a discreta já um pouco defasada telinha digital de LCD. Mas é completinha: tem conta-giros, velocímetro, hodômetros total e dois parciais, indicadores de consumo instantâneo e médio, de distância percorrida na reserva e relógio, além de luzes-espia de piscas, farol alto, neutro e alertas de problemas no motor e na leitura do sistema bicombustível.

A mecânica também é a mesma de antes. O motor é o conhecido monocilíndrico flex, injetado e refrigerado a ar e radiador de óleo, com 249,5cm³, duas válvulas, comando simples no cabeçote, pistão em alumínio e cilindro revestido de cerâmica. A potência varia de 21,3cv a 21,5cv a 8.000rpm (gasolina e etanol) e o torque, a 2,1kgfm a 6.500rpm, com os dois combustíveis.

A Fazer 250 ainda tem freios a disco nas duas rodas com ABS, rodas de liga leve com pneus Pirelli Sport Demon 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás, suspensões com garfos telescópicos na frente e monochoque atrás (com sete ajustes), câmbio tem cinco marchas e secundária por corrente.

As cores disponíveis na linha 2022 são azul metálica (Racing Blue), vermelha metálica (Magma Red) e preta fosca (Matt Black). As vendas começam na segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 18.990, mais frete. Vale lembrar que a moto tem garantia de quatro anos e programa de revisão com preço fixo, com valores padronizados para todo o país.

Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados