Notícias
Novidades
Nova MT-09 estreia tecnologia na linha da fabricante japonesa. Inovação garante leveza e maior torque à moto de 850 cc.
G1
Yamaha MT-09 foi inspirada nas sub-culturas do Japão (Foto: Divulgação)
Nascida no lado escuro do Japão. Com este slogan de bad boy ou bad girl, a Yamaha apresentou, nesta terça-feira (11), o modelo MT-09, que traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc. A moto não representa apenas o início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT, diz a Yamaha em nota.
Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no protótipo apresentado no Salão de Colônia no ano passado.
De acordo com a Yamaha, este protótipo foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), motos esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito crossplane, no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares entre si, proporcionando entrega de torque mais linear.
Yamaha MT-09 é uma esportiva que inova com motor 3 cilindros (Foto: Divulgação)
Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle, por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque, a moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu desenvolver um quadro compacto e fácil de manusear.
Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma nova transmissão, projetado especificamente para atender a este motor. A nova transmissão é o acessório ideal para a resposta instantânea do motor e o binário elevado nas velocidades baixas e médias. O resultado é uma aceleração instantânea e uma experiência de condução desportiva emocionante, diz a Yamaha na apresentação do novo modelo.
O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem autonomia à moto de 240 km, de acordo com a Yamaha.
Suspensão
Outra novidade é o desenho do garfo, que o faz resistente à flexão, trazendo amortecimento macio e com ação progressiva. O curso da roda é de 137 milímetros, para aumentar o nível de conforto e a capacidade de resposta para mudar a direção. O novo garfo é ajustável para o comprimento.
No caso da suspensão traseira, foi utilizado o sistema Monocross, que ajuda a centralizar o peso e reduz os desgastes de uso. Ela pode ser calibrada para atender à variedade de rotas e estilos de condução.
Já as rodas utilizam pneus radiais de 10 raios, para aumentar seu tamanho e melhorar a agilidade.
Lado escuro
Personalidade não falta a esta moto. O design inovador foi inspirado nas sub-culturas que existem no Japão e quebram, assim, o perfil de uma sociedade preocupada com a tradição e o respeito às regras. Essa nova onda cultural, que a Yamaha considera muito bem ilustrada pelas corridas de drift mostram o outro lado do Japão, que gera novas tendências. A MT-09 é um modelo único, que vai mudar o mundo das motocicletas esportivas, afirma a fabricante.
Yamaha MT-09 promete torque nervosinho de imediato (Foto: Divulgação)
Notcias relacionadas
Bee lança modelo MiniTrail para avançar pelo interior do Brasil
CFMOTO Prepara Terreno para sua Entrada o Mercado Brasileiro de Motos
Harley-Davidson Revela a Revolucionária Linha Cruiser 2025 com Motorização Potente
Bajaj Inova com a Nova Cor da Dominar 400: Vermelho Canyon Red Chega para Agitar
BMW R 1300 GS Adventure: Pré-venda Imperdível da Motocicleta Mais Avançada do Brasil!
BMW R 1300 GS Adventure: A Nova Era das Motocicletas Começa no Brasil
Triumph Alcança Marco Inédito: 70 Mil Motocicletas Produzidas no Brasil
CFMoto Desbrava o Brasil com a Nova 450MT: A Aventura Começa!
Todos os Direitos Reservados