Notícias

Yamaha Tricity (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Novidades

Yamaha lança Tricity, seu primeiro scooter de três rodas

Produzido na Tailândia, modelo chega à Europa e Japão ainda este ano. Motor de 125 cc e 11 cavalos é acoplado a uma transmissão CVT.


G1

04/04/2014 12h06

A Yamaha anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento da Tricity, modelo que começa a ser vendido na Tailândia (onde é produzido) a partir do próximo mês - a apresentação, ainda como protótipo, foi no último Salão de Milão, em novembro do ano passado. Com motor de 125 cc e câmbio do tipo CVT, é o primeiro scooter da marca com três rodas produzido em série (veja vídeo ao lado, em inglês, que mostra seu movimento) e que, segundo a Yamaha, é a visão do futuro da empresa em termos de mobilidade urbana. Concebido como um veículo global, a Tricity chega aos mercados europeu e japonês até o fim do ano, de acordo com a montadora. Na Europa, o modelo será vendido por cerca de 4 mil euros.

Segundo a Yamaha, leveza, agilidade, dirigibilidade esportiva e estabilidade são os principais destaques dinâmicos da Tricity, que adota o novo sistema Leaning Multi Wheeler (LMW), permitindo que as duas rodas frontais inclinem com o movimento do chassis.

Outra característica importante é a distribuição de peso dividida em 50% para cada eixo – tecnologia emprestada da MotoGP, segundo a Yamaha. Contribuiu para o equilíbrio do modelo a posição do tanque de combustível, o mais próximo possível do centro de gravidade da scooter.

O propulsor monocilíndrico de 125 cc, com 11 cavalos de potência e 1,1 kgfm de torque, é responsável por mover os 152 kg da Tricity, que mede 1,90 m de comprimento, 73,5 cm de largura e 1,21 m de altura. A capacidade do tanque de combustível é de 6,6 litros e as cores disponíveis são branca, cinza e vermelha.

A Yamaha prevê comercializar 10.000 unidades da Tricity em 2014.

Vantagens

O diferencial é que, apesar de ser um triciclo, ele tem comportamento semelhante ao de uma moto, inclinando-se em curvas, em tecnologia semelhante à utilizada por marcas como Piaggio, que tem grande sucesso com o MP3, e a Peugeot, com o Metropolis. Porém, as duas rodas na dianteira prometem mais estabilidade que uma moto comum.

Ou seja, a proposta da Yamaha é a união desses dois "mundos" (leia coluna de Roberto Agresti sobre o tema).

Ainda como conceito, o modelo foi a principal atração da Yamaha no Salão de Milão 2013, onde o scooter foi mostrado ainda como conceito.

http://g1.globo.com


Notcias relacionadas

Honda NC750X 2026 — a liberdade evolui

Melhor Câmera de Aventura para viagem de Moto: Veja, Sinta e Registre a estrada

São Paulo acelera rumo ao futuro do turismo sobre duas rodas

MotoGP Brasil 2026 em Goiânia: a corrida mais esperada das últimas décadas já começou fora da pista

Triumph Scrambler 400 XC: quando o espírito clássico encontra a aventura sem limites

Honda 2026: as big bikes que vão transformar estrada em emoção

BMW R 1300 GS com ASA: a big trail que decide por você — ou obedece ao seu comando

Triumph Icon Edition chega ao Brasil: clássicos reinventados com alma e tecnologia

Aventura sobre duas rodas: descubra a América do Sul

Fábrica do BMW Group em Manaus abre as portas ao público

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados