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Moto possui motor de 3 cilindros, 847 cc e 115 cavalos de potência. Em 2014, marca pretende ter aumento de 32,9% nas vendas.
Rafael Miotto
G1
Após incrementar a linha de baixa cilindrada com as novas XTZ Crosser 150 e Fazer 150, a Yamaha também pretende investir em novidades para o segmento de alta cilindrada. Um dos lançamentos para o Brasil pode ser a FZ-09, modelo que a marca mostrou no Salão Duas Rodas de 2013, em São Paulo. Conhecida como MT-09 em alguns mercados, o modelo é uma das principais novidades mundiais da empresa nos últimos anos.
"É melhor produzir aqui (a FZ-09) para termos um preço competitivo", disse Shigeo Hayakawa, diretor-presidente da Yamaha ao G1. Apesar de ainda não confirmar a data de chegada da moto ao mercado brasileiro, o executivo disse que a moto pode chegar ainda em 2014 ou no próximo ano.
Lançada mundialmente em 2013, a FZ-09 promoveu uma revolução de conceito na Yamaha ao voltar a utilizar um motor de 3 cilindros em sua linha. Representando a categoria naked, sem carenagens e com esportividade, a moto possui um propulsor de 847 cc, capaz de gerar 115 cavalos de potência a 10.000 rpm e 8,9 kgfm a 8.500 rpm.
Com tanque capaz de levar até 14 litros de combustível, a naked tem peso divulgado de 188 kg (standard) e 191 kg (ABS). Entre as vantagens do motor três cilindros está a de ser um meio-termo em relação aos projetos de 2 e 4 cilindros. A ideia é possibilitar torque similar ao de um 2 cilindros, mantendo medidas compactas, com potência próxima ao de um 4 cilindros.
Com a chegada de novos modelos, a Yamaha pretende fechar o ano de 2014 com 220 mil unidades vendidas no Brasil, o que representaria alta de 32,9% sobre as 165.539 unidades de 2013, de acordo com números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
YBR 125
No início de 2014, a Yamaha lançou na Europa uma versão atualizada da YBR 125, que recebeu, entre outras mudanças, um farol dianteiro com carenagens. De acordo com Hayakawa, a fabricante não planeja trazer esta versão da moto ao Brasil, que se manterá com o tradicional farol redondo no país.
O modelo europeu é produzido atualmente na China e traz injeção eletrônica em seu conjunto, advento que ainda não está presente na YBR 125 brasileira. No ano passado, a Yamaha fez um pequeno "face-lift" (pequenas mudanças) na YBR 125 no Brasil.
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