Notícias
Mercado
Nova geração tem carenagens mais aerodinâmicas, suspensão invertida e painel totalmente digital
Ícaro Beldani
Infomoto
Com mudanças profundas e atualizações importantes, a nova Yamaha YZF-R3 acaba de desembarcar no Brasil. Uma das principais atrações da marca durante o EICMA 2019, o Salão de motos de Milão, que aconteceu na Itália, em novembro passado, a pequena esportiva foi praticamente toda revista pelos engenheiros da marca. O preço parte de R$ 23.990.
A começar pela carenagem que foi totalmente renovada para melhorar a aerodinâmica da moto que leva inspirações da família R, como as susperesportivas YZF-R6 e YZF-R1. De acordo com a Yamaha, toda a roupagem foi desenvolvida com alta tecnologia em túnel de vento. O pára-brisa, inteiramente redesenhado, está mais arrojado e promete diminuir a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.
O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior. A nova altura do tanque de combustível também coopera para o incremento, já que foi reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar mais o tronco, reduzindo a resistência e o arrasto do vento. Ele permanece com capacidade de 14 litros.
As novas carenagens, de fato, levam a R3 para mais perto das irmãs maiores, e sugerem bons momentos na pista - além da sua já conhecida habilidade entre os carros, nas ruas. Pensando nos pilotos de fim de semana, a Yamaha também mudou o duto de ventilação para o radiador, alterando a entrada de ar e melhorando o arrefecimento do motor.
A mesa superior também foi redesenhada e agora apresenta visual similar ao da R1. O modelo traz painel 100% digital com novo layout, mais limpo, e com leitura fácil. O mostrador tem indicador de combustível, marchas, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodômetro total e dois parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.
Por fim, todo o sistema de iluminação foi alterado. E a nova Yamaha YZF-R3 sai de fábrica com faróis de LED.
Na parte ciclística, destaque para a nova suspensão invertida na dianteira, com 130 mm de curso. Embora não ofereça ajustes, o funcionamento das suspensões invertidas (upside-down) é mais apropriado para a pilotagem esportiva, principalmente em pista.
O motor bicilíndrico foi mantido sem alterações e continua com 321 cc e seus bons 42 cv e 3 kgfm de torque. O câmbio tem seis velocidades.
A nova YZR-R3 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha nesta primeira semana de agosto e terá três opções de cores. O vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition, combinação do preto metálico com o azul brilhante, que remete à equipe da marca no Mundial de Motovelocidade.
Para as versões vermelho e azul, o preço público sugerido será de R$ 23.990, enquanto para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490 (ambas sem frete). Todas as versões da nova R3 contam com quatro anos de garantia.
Notcias relacionadas
Bee lança modelo MiniTrail para avançar pelo interior do Brasil
CFMOTO Prepara Terreno para sua Entrada o Mercado Brasileiro de Motos
Harley-Davidson Revela a Revolucionária Linha Cruiser 2025 com Motorização Potente
Bajaj Inova com a Nova Cor da Dominar 400: Vermelho Canyon Red Chega para Agitar
BMW R 1300 GS Adventure: Pré-venda Imperdível da Motocicleta Mais Avançada do Brasil!
BMW R 1300 GS Adventure: A Nova Era das Motocicletas Começa no Brasil
Triumph Alcança Marco Inédito: 70 Mil Motocicletas Produzidas no Brasil
CFMoto Desbrava o Brasil com a Nova 450MT: A Aventura Começa!
Todos os Direitos Reservados