Notícias

O arrasto aerodinâmico foi diminuído em 7%, segundo a Yamaha Divulgação (Foto: Divulgação)

Novidade

Yamaha R3 muda para manter a liderança

Modelo 2019 da miniesportiva traz design novo, painel totalmente digital e suspensão invertida na dianteira


Divulgação

Cicero Lima

19/10/2018 13h04

Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, onde lidera a categoria Sport com 1.255 unidades vendidas no ano passado, a Yamaha YZF-R3 traz novidades no modelo 2019 para manter-se na liderança. A miniesportiva ganhou design ainda mais arrojado, suspensão dianteira invertida, farol em LED e um novo painel.

As linhas mais angulosas e agressivas fazem a R3 parecer até uma superesportiva de maior cilindrada. Aliás, essa tem sido a fórmula de sucesso dessa Yamaha. Pois, na verdade, ela usa um motor de dois cilindros paralelos de 321 cc que produzem 42 cv de potência máxima a 10.750 giros e torque de 3,02 kgf.m a 9.000 giros. Números que se mantiveram na R3 2019.

Suspensão invertida

Já as rodas de 17 polegadas trazem um novo desenho. Mas é a suspensão dianteira a grande novidade da miniesportiva para 2019. A R3 agora usa garfos invertidos (upside-down) da grife KYB com 129 mm de curso. Na traseira, ficou mantido o monoamortecedor que tem curso de 124,5 mm.

O tanque de combustível manteve a capacidade (14 litros), mas ganhou novo formato. Está mais largo na parte superior e mais estreito na parte de baixo. Segundo o fabricante, a mudança permite melhor “encaixe do piloto” ao se esconder atrás da bolha em busca de maior velocidade ou para facilitar as mudanças de posição em curvas acentuadas.

A nova carenagem foi inspirada no modelo da MotoGP, a YZR-M1. Ainda de acordo com a Yamaha, o desenho da carenagem e do para brisa foi capaz de reduzir o arrasto aerodinâmico em 7%. O resultado é o aumento de velocidade máxima do modelo em até 8 km/h.

Visual é o bastante?

Existe uma entrada de ar no centro da carenagem que, além de aumentar a penetração aerodinâmica, força o ar para o radiador que tem a função de resfriar o motor e melhorar sua performance.

Enquanto acelera, o piloto pode contar com o novo painel em LCD com as informações completas de fácil (e rápida) visualização. O conjunto ótico, com novos faróis em LED e luzes de posição, é claramente inspirado na lendária R1 e ajudam a encorpar ainda mais essa esportiva de 300 cc.

Com essas mudanças a Yamaha espera fazer frente à nova Kawasaki Ninja 400. Porém os números da Kawasaki são bem superiores, como a potência de 48 cv contra os 42 cv da Yamaha. Resta saber se o impacto visual será o bastante para manter a liderança na categoria.

Notcias relacionadas

Shibuya Garage Leva o Brasil às Finais do Triumph Originals 2025

Argentina Implementa Faixa Exclusiva para Motos na Fronteira com o Brasil e Anuncia Modernização da Aduana em 2025

Acelere o Coração: Triumph Scrambler 400 XC 2026 Chega para Dominar Qualquer Terreno!

A Emoção em Duas Rodas: BMW F 900 R 2025 Chega ao Brasil para Dominar as Ruas

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro

Dicas Imperdíveis para Motociclistas

Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil

Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026

Antecipando novidades! Kawasaki apresenta a nova Ninja ZX-4RR no Brasil: performance extrema em um quatro cilindros de 400cc

Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados