Notícias
Depois da Europa, é a vez dos EUA começarem a receber o modelo. O Brasil, por enquanto, ficou para 2021
Roberto Dutra
Mototour
A aguardada Yamaha Téneré 700 está mais próxima do Brasil. Mas.... calma! Ainda está relativamente distante. A moto começa a ser vendida nos Estados Unidos neste mês de junho, e os trilheiros da terra do Tio Sam também passaram por uma longa espera.
A informação é da agência de notícias Infomoto, que também destaca que a Yamaha do Brasil ainda não tem uma previsão certa para a chegada do modelo por aqui - ainda mais depois que pandemia do novo coronavírus Covid-19 bagunçou os calendários e cronogramas das fabricantes em todo o mundo. Segundo fontes da Yamaha, só a homologação da moto para o Brasil já é um processo demorado, pois nossas legislações de emissões e de ruídos são diferentes das europeias e da americana.
Em dezembro de 2019, Helio Ninomiya, gerente executivo de marketing, planejamento de produto, vendas e treinamento da Yamaha Motor Brasil, já havia dito que a T7 demoraria a chegar especificamente devido à necessidade de se desenvolver novos componentes para atender à legislação brasileira. A melhor previsão, neste momento, é no primeiro semestre do ano que vem - e mais para o meio do ano.
E lá se vão quatro anos...
A história da Yamaha Ténéré 700 nem começou no Brasil, mas já é longa lá fora. A moto foi exibida como conceito no Salão de Milão, o EICMA, em novembro de 2016, com o nome de Yamaha T7. Depois, no ano seguinte, no mesmo evento, foi mostrada como protótipo e com o nome de Ténéré 700 World Raid. Já no início de 2018, foi vista em testes radicais na Austrália. E o modelo de produção surgiu também no mesmo EICMA, mas em novembro daquele mesmo ano de 2018. Oito meses depois, em julho de 2019, chegou às lojas da Europa. Agora, é a vez dos EUA, onde custará o equivalente a R$ 54 mil. Ufa!
Se não ficar velha antes, a Ténéré 700 tem tudo para agradar os fãs da família, assim como suas antecessoras - XT 600 Ténéré, XT 600E e XT 660R - em suas respectivas épocas. O visual é agressivo, com conjunto ótico frontal formado por quatro faróis de LED e carenagem transparente, pára-brisa, protetores de mãos, banco estreito e fino e rabeta enxuta.
O quadro tem berço duplo tubular de aço, a balança é de alumínio, os pneus são de uso misto e as rodas raiadas têm aros de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas atrás. A suspensão dianteira é invertida e tem bons 21cm de curso, enquanto na traseira vai um monochoque com links, curso de 20cm e ajustes na pré-carga na mola.
Para garantir uma autonomia de cerca de 350km, o tanque leva 16 litros. E o painel totalmente digital, e que parece um tablet vertical, é completinho. O motor bicilíndrico é o mesmo da nossa conhecida MT-07. Mas, com seus dois cilindros e 689cm³, é configurado para 72cv, contra 75cv na naked. Continuamos esperando e na torcida...
Enquanto isso, veja outras fotos da moto e curta um incrível vídeo oficial da Yamaha Ténéré 700:
Notcias relacionadas
BMW Motorrad Lança Festival de Vendas GS: Um Ano de Seguro Grátis e Condições Imperdíveis
Pré-venda: Nova BMW S 1000 RR tem 210 cv de potência e melhorias para ficar ainda mais ágil
Uma Nova Era sobre Duas Rodas: A Yamaha Tracer 7 2025
Bee lança modelo MiniTrail para avançar pelo interior do Brasil
CFMOTO Prepara Terreno para sua Entrada o Mercado Brasileiro de Motos
Harley-Davidson Revela a Revolucionária Linha Cruiser 2025 com Motorização Potente
Bajaj Inova com a Nova Cor da Dominar 400: Vermelho Canyon Red Chega para Agitar
BMW R 1300 GS Adventure: Pré-venda Imperdível da Motocicleta Mais Avançada do Brasil!
BMW R 1300 GS Adventure: A Nova Era das Motocicletas Começa no Brasil
Triumph Alcança Marco Inédito: 70 Mil Motocicletas Produzidas no Brasil
Todos os Direitos Reservados