Notícias

A TE700 é uma das motos mais esperadas pelo público brasileiro desde 2016 (Foto: Divulgação)

Yamaha Ténéré 700 está mais perto de nós. Mas... nem tanto!

Depois da Europa, é a vez dos EUA começarem a receber o modelo. O Brasil, por enquanto, ficou para 2021


Roberto Dutra

Mototour

04/06/2020 10h10

A aguardada Yamaha Téneré 700 está mais próxima do Brasil. Mas.... calma! Ainda está relativamente distante. A moto começa a ser vendida nos Estados Unidos neste mês de junho, e os trilheiros da terra do Tio Sam também passaram por uma longa espera.

A informação é da agência de notícias Infomoto, que também destaca que a Yamaha do Brasil ainda não tem uma previsão certa para a chegada do modelo por aqui - ainda mais depois que pandemia do novo coronavírus Covid-19 bagunçou os calendários e cronogramas das fabricantes em todo o mundo. Segundo fontes da Yamaha, só a homologação da moto para o Brasil já é um processo demorado, pois nossas legislações de emissões e de ruídos são diferentes das europeias e da americana.

Em dezembro de 2019, Helio Ninomiya, gerente executivo de marketing, planejamento de produto, vendas e treinamento da Yamaha Motor Brasil, já havia dito que a T7 demoraria a chegar especificamente devido à necessidade de se desenvolver novos componentes para atender à legislação brasileira. A melhor previsão, neste momento, é no primeiro semestre do ano que vem - e mais para o meio do ano.

E lá se vão quatro anos...

A história da Yamaha Ténéré 700 nem começou no Brasil, mas já é longa lá fora. A moto foi exibida como conceito no Salão de Milão, o EICMA, em novembro de 2016, com o nome de Yamaha T7. Depois, no ano seguinte, no mesmo evento, foi mostrada como protótipo e com o nome de Ténéré 700 World Raid. Já no início de 2018, foi vista em testes radicais na Austrália. E o modelo de produção surgiu também no mesmo EICMA, mas em novembro daquele mesmo ano de 2018. Oito meses depois, em julho de 2019, chegou às lojas da Europa. Agora, é a vez dos EUA, onde custará o equivalente a R$ 54 mil. Ufa!

Se não ficar velha antes, a Ténéré 700 tem tudo para agradar os fãs da família, assim como suas antecessoras - XT 600 Ténéré, XT 600E e XT 660R - em suas respectivas épocas. O visual é agressivo, com conjunto ótico frontal formado por quatro faróis de LED e carenagem transparente, pára-brisa, protetores de mãos, banco estreito e fino e rabeta enxuta.

O quadro tem berço duplo tubular de aço, a balança é de alumínio, os pneus são de uso misto e as rodas raiadas têm aros de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas atrás. A suspensão dianteira é invertida e tem bons 21cm de curso, enquanto na traseira vai um monochoque com links, curso de 20cm e ajustes na pré-carga na mola.

Para garantir uma autonomia de cerca de 350km, o tanque leva 16 litros. E o painel totalmente digital, e que parece um tablet vertical, é completinho. O motor bicilíndrico é o mesmo da nossa conhecida MT-07. Mas, com seus dois cilindros e 689cm³, é configurado para 72cv, contra 75cv na naked. Continuamos esperando e na torcida...

Enquanto isso, veja outras fotos da moto e curta um incrível vídeo oficial da Yamaha Ténéré 700:

Notícias relacionadas

Agora é oficial: as Sportster sairão mesmo de linha no Brasil

Com a produção retomada em Manaus, Honda relança a linha 650

Os bons tempos voltaram! Vamos acelerar forte outra vez!

Toda nudez será recompensada

Ducati Multistrada V4 1.100 é flagrada em testes sem camuflagens

Motos da BMW terão controle de velocidade adaptativo

CRLV digital já pode ser baixado em todo o Brasil

Rumores indicam que Harley-Davidson deixará de vender a Sportster no Brasil

Triumph Rocket III 2020 começa a chegar às concessionárias brasileiras

Recall: Kawasaki convoca as Ninja ZX-10R e ZX-10R SE para conserto nas autorizadas

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.08381 segundos