Notícias
Novidade
Com 115 cavalos, a nova crossover oferece três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS por R$ 45.990
Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Agência INFOMOTO
Com linhas modernas e porte encorpado, a nova Yamaha MT-09 Tracer une duas características marcantes: a esportividade do motor tricilíndrico de 115 cv de potência com a ciclística inspirada nas bigtrail. O resultado desta “mistura” é uma crossover de comportamento apimentado com conforto e uma forte vocação para o turismo. O bom pacote tecnológico com três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS completam o conjunto. O modelo chega ainda com um preço competitivo para a categoria R$ 45.990.
Impactante, o design da Yamaha Tracer segue o padrão estético das motos superesportivas da Yamaha, traduzido pela carenagem frontal facetada com dois faróis. O grande tanque de combustível de 18 litros oferece um bom encaixe para as pernas do piloto, que vai acomodado em um largo e confortável banco com espuma de boa densidade e com regulagem de altura, e protegido pelo para brisa.
Ao subir na moto, o grande painel de instrumentos, totalmente digital, chama a atenção. Além do velocímetro, conta giros e marcador de combustível, traz um computador de bordo completo que informa a marcha engatada, hodômetros (total e parcial), temperatura, consumo instantâneo e relógio – é possível navegar pelas informações por meio de um botão que fica na parte superior do punho esquerdo. Há ainda uma prática tomada 12 Volts que pode ser utilizada para carregar o GPS ou o smartphone.
Com motor de três cilindros e virabrequim crossplane, no qual as bielas estão posicionadas a 120 graus, a Yamaha conseguiu reunir o melhor dos dois mundos na Tracer. Muito torque em baixos e médios regimes e potência de sobra em altos giros. O tricilíndrico com 846 cm³ produz 115 cv a 10.000 rpm e torque de 8,92 Kgf.m a 8.500 rpm. O motor conta ainda com duplo comando (DOHC), quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. O bom rendimento da moto também se dá pela boa relação peso/potência: 0,54 cv/kg.
Para otimizar o desempenho do motor, a nova Tracer conta com a tecnologia D-MODE (Drive Mode), que permite ao motociclista escolher entre três modos de pilotagem: STD (standard), A e B. O modo “STD” pode ser utilizado praticamente em qualquer situação, já que a entrega de torque acontece de forma mais linear, sem susto. Foi o escolhido na maior parte do tempo. O modo “B” deixa ainda a moto mais conservadora. A resposta do acelerador e a entrega de potência é mais suave.
Porém, a opção “A” oferece respostas instantâneas e até certo ponto ríspidas. A moto se transforme em uma esportiva de sangue quente, principalmente entre 7.000 e 10.000 rpm, que é a faixa para alcançar sua potência máxima. Em mais de 400 quilômetros rodados, o consumo médio da Tracer foi de 22 Km/l, o que lhe confere uma autonomia de cerca de 400 quilômetros com um tanque de gasolina.
Para controlar seu caráter esportivo, a MT-09 Tracer está equipada com controle de tração como item de série, que transmite mais segurança, já que ajuda a garantir que o pneu não perca contato com o solo, e consequentemente, garantindo aderência todo o tempo.
Com boa dose de progressividade e transmitindo segurança, a Tracer usa na dianteira suspensão invertida (upside-down), com tubos de 41 mm de diâmetro e 137 mm de curso. Além de dois discos flutuantes de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos. Na traseira, sistema Monocross com link, com curso de 130 mm e único disco de 245 mm e uma pinça simples. Aliás, o amortecedor, com posicionamento mais horizontal, conta com regulagem na pré-carga da mola e no retorno hidráulico. Para completar, essa Yamaha usa rodas aro 17 polegadas, calçadas com pneus de uso esportivo, o que lhe confere uma pegada mais estradeira e menos aventureira.
Com bom desempenho, a Tracer oferece agilidade, principalmente nas mudanças de direção, o que facilita muito na condução urbana. Destaque para o sistema de freios, superdimensionado para a crossover da Yamaha: mordidas precisas e com a segurança dos freios ABS.
No quesito ergonomia, a Tracer mostra o quanto é diferente. Nela, o piloto encontra uma postura mais confortável, com a coluna mais ereta, como nas trails. Vale lembrar que a altura do assento pode ser ajustada entre 845 e 860 mm. O mesmo vale para o guidão de alumínio, que permite duas posições: mais recuado ou mais à frente, de acordo com a estatura e preferência do condutor. O conforto da garupa também recebeu atenção e traz um assento mais espesso e alças mais altas e acessíveis.
A união entre a esportividade do motor tricilíndrico com a ciclística e a postura confortável das bigtrails faz da Tracer uma moto versátil. Uma mistura que convida a pegar a estrada com garupa para rodar muitos e muitos quilômetros.
Motor Três cilindros, 12 válvulas, DOHC e refrigeração líquida
Diâmetro X Curso 78 × 59.1 mm
Taxa de Compressão 11,5:1
Capacidade 846 cm³
Potência Máxima 115 cv a 10.000 rpm
Torque Máximo 8,92 kgf.m a 8.500 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica
Partida Elétrica
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido, com tubos de 41mm e 137 mm de curso
Traseira Balança Monocross, com Link e 130mm de curso
Freios
Dianteiro Disco duplo flutuante de 298 mm e duas pinças radiais de quatro pistões opostos, com ABS
Traseiro Disco de 245 mm e uma pinça simples, com ABS
Rodas Liga leve – 17 polegadas
Pneus
Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 (58W)
Pneu Traseiro 180/55 ZR17 (73W)
Quadro Diamond
Comprimento 2.160 mm
Altura do Assento 845/860 mm
Distância Mínima do Solo 135 mm
Distância entre-eixos 1.440 mm
Tanque de Combustível 18 l (2,6 l)
Peso (em ordem de marcha) 210 kg
Cores: Vermelha e cinza
Preço R$ 45.990
Notcias relacionadas
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT: O Retorno dos Clássicos Modernos com Estilo Retro
Dicas Imperdíveis para Motociclistas
Nova cor do modelo Zontes R350 chega ao Brasil
Novidades! Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026
Yamaha MOTOROID2 ganha o prestigiado prêmio de design Red Dot
Festival Interlagos 2025: Seis Motocicletas Inovadoras que Prometem Agitar o Evento
A Nova Era da Mobilidade: 2W Motors Apresenta a Vespa e Piaggio no Brasil
A Revolução Sobre Duas Rodas: A BMW R 1300 GS Adventure Chega ao Brasil!
Todos os Direitos Reservados